Depois do mistério em torno do renascimento da Sahara, que se encerrou com o lançamento da Sahara 300, no final de 2023, outra moto Honda do passado volta a agitar as redes. Desta vez, o alvo seria a Tornado. Contudo, além dos boatos sobre a volta da Tornado, agora com 300 cc, vazaram imagens do que seria a futura moto trail da marca japonesa.
As imagens mostram duas motos em um galpão, uma delas parece ser a CRF 250L e outra seria a futura Tornado 300. Com carenagens cinza e um design que lembra as motos de motocross, o modelo traz a mesma base mecânica da Sahara 300.
Alguns sites e canais, inclusive, chegaram a publicar o que seria um documento do Detran de um Estado determinado com os modelos que poderiam ser emplacados. No arquivo, aparecia o nome da nova moto Honda: “XR 300L Tornado”.
A Honda afirma que não comenta sobre futuros lançamentos e não se pronunciou quanto ao tal documento do “Detran”. O arquivo foi divulgado primeiramente pelo canal Bill Motoka do Youtube e depois pelo site Motoo. Ambos dizem ter recebido o documento de uma fonte confiável.
Vendida no Brasil até 2009, a XR 250 Tornado, na verdade, nunca “morreu”. A trail, que fez muito sucesso no Brasil na primeira década dos anos 2000, continua sendo vendida até hoje em outros mercados, como o argentino.
Embora antes a Honda produzisse o modelo em Manaus (AM), a Tornado 250, atualmente, é produzida na planta da Honda na cidade de Campana. A Tornado “argentina”, aliás, é praticamente a mesma moto vendida aqui anteriormente. As únicas diferenças estão no farol, que ganhou nova carenagem, e no painel, mais moderno.
Dessa forma, uma das explicações para as fotos e os boatos sobre a volta da Tornado seria que a Honda estaria atualizando o modelo para o mercado argentino. Afinal, os primeiros a publicarem tais fotos foram perfis e sites da Argentina. Além disso, fontes ligadas à marca comentaram informalmente que o galpão não parece ser nas instalações da Honda no Brasil.
Mas, afinal, a Honda pode lançar uma Tornado 300? Questionada, a fabricante afirmou que “Oficialmente, não há nenhuma informação sobre o modelo. A Honda não comenta informações sobre a sua estratégia futura de negócios”.
Embora a Honda não comente e nem revele informações sobre futuros modelos, as fotos são bastante verossímeis, ou seja, aparentam ser verdadeiras. Afinal, a Sahara 300 usa um chassi baseado na CRF 250L, modelo exclusivamente off-road, e não seria muito difícil usar uma outra roupagem, mais trail.
A moto das imagens aparece com o mesmo motor, rodas, freios e até escapamento da Sahara 300. Até mesmo o farol de LED, a lanterna e os piscas são da trail de 300cc.
Pode sim se tratar de uma futura Tornado 300 para o mercado argentino e outros países. Mas, será que haveria espaço para uma Tornado 300 no Brasil?
Apesar do sucesso de vendas da Sahara 300, uma versão mais trail, como a Tornado 300, poderia agradar quem procura uma moto mais off-road. Com uma posição de pilotagem mais agressiva, menor peso e preço inferior ao da Sahara 300. Talvez seria um modelo para brigar de frente com a Yamaha Lander 250? Só o tempo dirá.
De acordo com o que apurei, em breve, mais esse mistério irá se resolver e todos entenderão a estratégia da Honda. E, você, o que acha? A Tornado 300 cairia bem no mercado brasileiro? Deixe sua opinião nos comentários.