A Triumph revelou oficialmente hoje (9/1) a Daytona 660. A nova moto esportiva resgata o nome de um famoso modelo do passado, mas é baseada na recente plataforma média da marca inglesa. Aliás, como o diretor comercial da Triumph Motorcycles, Paul Stroud, já havia antecipado ao MotoMotor. O modelo também já havia aparecido em imagens nas redes sociais da fabricante inglesa.
Embora já equipe modelos como Trident e Tiger Sport, o motor de três cilindros e 660 cc tem melhor desempenho na nova Daytona. De acordo com a Triumph, a esportiva tem 17% mais potência e 9% mais torque do que Trident e Tiger Sport.
Com isso, o tricilíndrico de 660 cc produz produz 95 cv de potência máxima a 11.250 rpm e 6,02 m.kgf de torque a 8.250 giros. Contudo, a Triumph ressalta que mais de 80% do torque já está disponível a partir de 3.000 rpm. Dessa forma, em conjunto com o câmbio de seis marchas, a esportiva oferece potência e usabilidade ideais para o uso em ruas e estradas.
“A 660 tem toda a atitude e agilidade que você esperaria do nome Daytona e traz desempenho emocionante e utilizável no mundo real, além do que os pilotos de hoje procuram”, garantiu Steve Sargent, diretor de produtos da Triumph.
Sargent ainda acredita que a nova Daytona 660 será uma forta concorrente no crescente segmento de motos esportivas médias. O modelo inglês irá brigar com Yamaha R7, Honda CBR 650R, além de Kawasaki Ninja 650.
O motor de três cilindros e 95 cv é montado sobre um quadro tubular perimetral feito em aço. Na dianteira, a Daytona usa um garfo telescópico invertido Showa do tipo big piston, com tubos de 41 mm, mas sem ajustes. Já na traseira, a balança de aço traz um monoamortecedor Showa com regulagem na pré-carga da mola. O peso do conjunto – em ordem de marcha – é de 201 kg.
As rodas de liga-leve de alumínio têm 17 polegadas e usam pneus sem câmara. Os novos Michelin Power 6, nas medidas 120/70-17 (dianteiro) e 180/55-17 (traseiro), estreiam na esportiva inglesa.
Destaque para os freios, que usam disco duplo de 310 mm, com pinça radial de quatro pistões, na roda dianteira. Na traseira, há um disco simples de 220 mm com pinça deslizante de um pistão. O ABS, como esperado, vem de série.
Aliás, na parte eletrônica, a Daytona 660 conta com o mesmo pacote tecnológico de suas irmãs Trident e Tiger Sport. Apesar de ter o mesmo painel espartano, tem um modo de pilotagem extra. Ao contrário das outras 660cc, a esportiva vem com três modos de pilotagem: além de Rain e Road, traz o Sport. Os modos alteram a resposta do acelerador, a entrega de potência e o controle de tração.
Lançada oficialmente hoje na Inglaterra, ainda não há informações se a Daytona 660 virá ao Brasil. Contudo, com o sucesso da plataforma média no País, a expectativa é que a fabricante traga a nova moto esportiva para o nosso mercado.
Por enquanto, a Daytona estará disponível no Reino Unido, na Europa e nos Estados Unidos. A esportiva terá três opções de cores e, a exemplo de outros modelos Triumph, uma extensa linha de acessórios, desde quickshifter até para-brisa e malas de tanque.
Os preços divulgados até agora variam de US$ 9.195 (cerca de R$ 45 mil), nos EUA, a 8.195 libras (R$ 53,3 mil). Entretanto, ainda não há informações sobre preço e disponibilidade do modelo no mercado brasileiro. Você acha que a nova Daytona 660 cairia bem no Brasil?
Motor Três cilindros, DOHC, arrefecimento líquido
Capacidade cúbica 660 cm³
Potência máxima 95 cv a 11.250 rpm
Torque máximo 6,02 m.kgf a 8.250 rpm
Câmbio Seis marchas
Embreagem multidisco em banho de óleo, assistida e deslizante
Transmissão final corrente
Alimentação Injeção eletrônica
Partida Elétrica
Quadro Perimetral em aço tubular
Suspensão dianteira Garfo telescópico invertido Showa SFF-BP com 110 mm de curso
Suspensão traseira Balança tubular em aço com monoamortecedor com 130 mm de curso
Freio dianteiro Disco duplo de 310 mm de diâmetro com pinça radial de quatro pistões (ABS)
Freio traseiro Disco simples de 220 mm de diâmetro com pinça deslizante simples (ABS)
Pneus Michelin Power 6 – 120/70-17 (D)/ 180/55-17 (T)
Comprimento 2.083 mm
Largura 736 mm
Altura 1.145 mm
Distância entre-eixos 1.425,6 mm
Altura do assento 810 mm
Peso em ordem de marcha 201 kg
Tanque de combustível 14 litros