As vendas de motos devem fechar o ano com crescimento de dois dígitos percentuais, chegando a 1,81 milhão de unidades, de acordo com os fabricantes do setor. Grande parte dessas motocicletas, 78%, contudo, é de modelos de até 160 cc. Apesar de o mercado brasileiro de motocicletas ainda ser formado por motos pequenas, as médias, de até 450 cc, vêm ganhando espaço. Já representam 18,8% das motos produzidas no Brasil. Entre janeiro e outubro deste ano, as vendas desses modelos tiveram alta de 25,7% em relação ao mesmo período de 2023. Os bons resultados aqueceram o setor e as fabricantes prometem diversos lançamentos nessa faixa de cilindrada para 2025.
As motos médias estão em alta também em outros grandes mercados, como Índia e Tailândia. Dessa forma, muitos fabricantes estão investindo nesse segmento, como mostram muitas das novidades apresentadas, em novembro, no Salão de motos de Milão. Os principais lançamentos 2025 do maior evento do segmento de duas rodas do mundo, que acontece anualmente na cidade italiana, não foram motos super potentes como em edições anteriores. Na feira deste ano, modelos entre 300cc e 450cc chamaram a atenção do público e da imprensa em geral.
Até então, os fabricantes focavam em novidades de alta cilindrada, muito sofisticadas e caras, mas distantes da realidade da maioria do público. O jogo, porém, está virando. “As motos médias estão de volta e vieram para ficar, na esperança de atraírem os mais jovens de volta ao guidão”, analisa o experiente jornalista italiano Marco Gentili, do portal Due Ruote, sobre as novidades do setor no Salão de Milão 2024.
Mais sofisticadas que os modelos de baixa cilindrada, usadas para o trabalho ou locomoção, porém mais em conta que as motos ditas grandes e de luxo, os modelos médios podem também atrair novos motociclistas para o mundo das motos, acreditam os fabricantes.
Quem primeiro percebeu o movimento foi a Royal Enfield que, em sua era moderna, resolveu apostar nas motos entre 350cc e 750cc. Não por acaso, o modelo mais vendido da marca indiana no Brasil é a Hunter 350. O modelo urbana voltado para o deslocamento também tem personalidade e desempenho para pegar uma estrada. Outros modelos da mesma cilindrada, como a Meteor e a Classic, ambas de 350cc, têm ajudado a Royal Enfield a ver um crescimento de 50% nas vendas neste ano.
Os bons resultados fizeram a empresa anunciar uma segunda linha de montagem em Manaus (AM) para aumentar sua produção. A Royal Enfield também confirmou cinco lançamentos para o próximo ano. Entre eles, a trail Himalayan e a naked Guerrilla, ambas de 450cc.
A Triumph, tradicional fabricante inglesa de motos de alta cilindrada, também enxergou o movimento e lançou uma linha de motos de 400cc. Speed 400 e Scrambler 400X, que chegaram ao País em abril passado, já representam 40% das motos produzidas pela marca inglesa em Manaus. Produzidas em parceria com a indiana Bajaj, os modelos têm preços na faixa dos R$ 30 mil.
Outra indiana, a Bajaj, também tem percebido o aumento nas vendas de motos médias. Operando no Brasil há quase dois anos, seu principal modelo é a Dominar 400. Vendida por R$ 25.500 responde por mais de 70% das motos vendidas pela marca indiana no País. Em breve, outro modelo de 400cc, a NS400, deve reforçar o line-up da Bajaj no Brasil.
A Honda, líder de vendas de motos no Brasil, também renovou e ampliou suas representantes no segmento. Além da naked CB 300F Twister, lançada em 2023, a marca apresentou as novas Sahara e Tornado neste ano. Os três modelos compartilham o mesmo motor de 300cc e têm feito sucesso. A aventureira Sahara 300 já figura entre as 10 motos mais vendidas em 2024.
Em Milão, a fabricante japonesa mostrou, entre muitas novidades, a GB 350S, uma moto com estilo clássico que fez sucesso nos mercados asiáticos e chega agora à Europa.
Além das Royal Enfield de 450cc, outros lançamentos devem desembarcar no Brasil em 2025. Com planos de abrir sua fábrica em Manaus (AM) em 2025, a KTM deve trazer as novas motos de 390cc lançadas na feira italiana. Também produzidas em parceria com a Bajaj, na Índia, a linha 390 da KTM deve chegar às lojas no segundo semestre do ano que vem.
Outro modelo que chamou muita atenção foi a BMW F 450 GS. Apesar de ter sido apresentada como um conceito no evento, a aventureira bicilíndrica está quase pronto para ser produzida. De acordo com a marca alemã, não só o modelo mas toda uma linha de motos de 450 cc deverá estrear em 2025. Posicionada entre a linha de 310cc, que vende bem no Brasil, e as motos maiores, a família F 450 da BMW certamente virá ao País.
Confira lançamentos no segmento de motos médias que devem chegar às lojas em 2025:
Bajaj NS 400 – Equipada com o mesmo motor da Dominar 400, o modelo, lançado este ano na Índia, deve ser uma das novidades da prometidas pela marca para 2025.
Royal Enfield Himalayan 450 – Totalmente renovada, a trail traz um inédito motor de um cilindro com arrefecimento líquido e 40 cv de potência. Seu lançamento oficial no Brasil está previsto para o primeiro trimestre do ano que vem.
KTM 390 Adventure – Lançada no Salão de Milão deste ano, a aventureira traz um motor com 399 cm³ e suspensões robustas para rodar em qualquer terreno. A linha 390 deve ser montada na fábrica da KTM que será montada em Manaus (AM).