A Honda finalmente confirmou o lançamento da XRE 300 Sahara ainda neste ano. O novo modelo trail, que irá substituir a XRE 300, uma das motos de maior sucesso da fabricante no País, só deve chegar às lojas, porém, no início de 2024.
O anúncio do lançamento, feito durante a convenção dos concessionários Honda em Las Vegas, nos Estados Unidos, nesta noite (31/10), confirma os boatos sobre a nova trail de 300 cc da marca japonesa que rodavam nas redes desde março. A Honda, inclusive, registrou o nome de “XRE 300 Sahara” no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), no início deste ano.
A marca chegou até mesmo a interromper a produção da antiga XRE 300 por alguns meses. Com isso, gerou ainda mais suspeita sobre o lançamento de uma nova trail de 300 cc, o que agora se confirma.
Inspirada na NX 350 Sahara, modelo que fez sucesso nos anos de 1990, a nova XRE 300 Sahara segue o mesmo conceito. Ou seja, uma moto de uso misto, apta a rodar no asfalto ou na terra. O nome escolhido para a inédita moto trail segue a tendência mundial da marca em resgatar nomes que fizeram sucesso no passado em novos modelos, como no caso da Hornet e da Transalp de 750 cc, apresentadas no exterior em 2022.
A Honda afirmou, por e-mail, que “mais detalhes referentes a versões, cores e preços sugeridos serão divulgados no lançamento, programado para novembro, em data ainda a ser confirmada”. Entretanto, além das fotos mostrarem detalhes do novo design, fontes ligadas à fabricante já revelaram ao site MotoMotor algumas informações importantes sobre a nova Sahara.
Visualmente, a nova XRE 300 Sahara traz linhas mais modernas e angulosas, muito semelhantes à identidade visual de outras motos aventureiras da marca, como a CB 500X. O modelo manteve o para-brisa fixo, como a atual XRE 300, assim como o farol, os piscas e a lanterna de LED. Uma novidade deverá ser o painel completamente digital do tipo black-out, como nos smartphones.
Embora houvesse rumores de que a nova geração da XRE teria um motor maior, a XRE 300 Sahara irá usar o mesmo propulsor da CB 300F Twister, lançada no início deste ano. Segundo apuramos, a trail usará o monocilíndrico de 293,5 cm³, que produz 24,5 cv de potência no novo modelo street. Contudo, os números de desempenho poderão ser diferentes, privilegiando mais o torque em baixas rotações.
A futura XRE 300 Sahara irá herdar também o câmbio de seis marchas da CB 300F. Uma boa notícia para quem usa a moto na estrada ou em viagens, pois a sexta marcha proporciona menor consumo de combustível.
Na parte ciclística, a nova Sahara terá suspensões de longo curso e rodas raiadas, como mostram as imagens. Um olhar mais atento revela que a trail usará rodas raiadas, com 21 polegadas, na dianteira, e 18, na traseira. Ambas calçadas com pneus de uso misto Metzeler Karoo Street. A nova XRE 300 terá freio a disco nas duas rodas, muito provavelmente, com sistema ABS de dois canais.
Embora ainda não tenha revelado muitos detalhes da nova Sahara, a Honda divulgou uma foto da versão Adventure, que traz grafismos e acabamento diferenciados. Caso siga a mesma estratégia da agora aposentada XRE 300, a Honda deverá ter uma versão monocromática, mais em conta, além da Adventure, e, quem sabe?, uma versão Rally.
O preço também continua um mistério. A atual XRE 300 tem valor sugerido a partir de R$ 25.000. Com design novo e motor mais moderno, espera-se que a nova Sahara chegue às lojas por um preço maior. Levando em conta o valor da CB 300F Twister à época do seu lançamento, que chegou cerca de 3% mais cara que a geração anterior, a nova XRE 300 Sahara pode custar a partir de R$ 26.000.