XRE 300 Sahara: Honda confirma lançamento de nova moto trail

Nova XRE 300 terá mesma identidade visual de outros modelos aventureiros da Honda, como a CB 500X. Fotos: Divulgação/Honda

31/10/2023 - Tempo de leitura: 3 minutos, 22 segundos

A Honda finalmente confirmou o lançamento da XRE 300 Sahara ainda neste ano. O novo modelo trail, que irá substituir a XRE 300, uma das motos de maior sucesso da fabricante no País, só deve chegar às lojas, porém, no início de 2024.

O anúncio do lançamento, feito durante a convenção dos concessionários Honda em Las Vegas, nos Estados Unidos, nesta noite (31/10), confirma os boatos sobre a nova trail de 300 cc da marca japonesa que rodavam nas redes desde março. A Honda, inclusive, registrou o nome de “XRE 300 Sahara” no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), no início deste ano.

A marca chegou até mesmo a interromper a produção da antiga XRE 300 por alguns meses. Com isso, gerou ainda mais suspeita sobre o lançamento de uma nova trail de 300 cc, o que agora se confirma.

Nova XRE 300 foi inspirada na NX 350 Sahara (à dir.), trail de sucesso nos anos de 1990

Inspirada na NX 350 Sahara, modelo que fez sucesso nos anos de 1990, a nova XRE 300 Sahara segue o mesmo conceito. Ou seja, uma moto de uso misto, apta a rodar no asfalto ou na terra. O nome escolhido para a inédita moto trail segue a tendência mundial da marca em resgatar nomes que fizeram sucesso no passado em novos modelos, como no caso da Hornet e da Transalp de 750 cc, apresentadas no exterior em 2022.

Como será a nova Sahara

A Honda afirmou, por e-mail, que “mais detalhes referentes a versões, cores e preços sugeridos serão divulgados no lançamento, programado para novembro, em data ainda a ser confirmada”. Entretanto, além das fotos mostrarem detalhes do novo design, fontes ligadas à fabricante já revelaram ao site MotoMotor algumas informações importantes sobre a nova Sahara.

Visualmente, a nova XRE 300 Sahara traz linhas mais modernas e angulosas, muito semelhantes à identidade visual de outras motos aventureiras da marca, como a CB 500X. O modelo manteve o para-brisa fixo, como a atual XRE 300, assim como o farol, os piscas e a lanterna de LED. Uma novidade deverá ser o painel completamente digital do tipo black-out, como nos smartphones.

Embora houvesse rumores de que a nova geração da XRE teria um motor maior, a XRE 300 Sahara irá usar o mesmo propulsor da CB 300F Twister, lançada no início deste ano. Segundo apuramos, a trail usará o monocilíndrico de 293,5 cm³, que produz 24,5 cv de potência no novo modelo street. Contudo, os números de desempenho poderão ser diferentes, privilegiando mais o torque em baixas rotações.

A futura XRE 300 Sahara irá herdar também o câmbio de seis marchas da CB 300F. Uma boa notícia para quem usa a moto na estrada ou em viagens, pois a sexta marcha proporciona menor consumo de combustível.

Na parte ciclística, a nova Sahara terá suspensões de longo curso e rodas raiadas, como mostram as imagens. Um olhar mais atento revela que a trail usará rodas raiadas, com 21 polegadas, na dianteira, e 18, na traseira. Ambas calçadas com pneus de uso misto Metzeler Karoo Street. A nova XRE 300 terá freio a disco nas duas rodas, muito provavelmente, com sistema ABS de dois canais.

Quanto vai custar a nova XRE 300?

Embora ainda não tenha revelado muitos detalhes da nova Sahara, a Honda divulgou uma foto da versão Adventure, que traz grafismos e acabamento diferenciados. Caso siga a mesma estratégia da agora aposentada XRE 300, a Honda deverá ter uma versão monocromática, mais em conta, além da Adventure, e, quem sabe?, uma versão Rally.

O preço também continua um mistério. A atual XRE 300 tem valor sugerido a partir de R$ 25.000. Com design novo e motor mais moderno, espera-se que a nova Sahara chegue às lojas por um preço maior. Levando em conta o valor da CB 300F Twister à época do seu lançamento, que chegou cerca de 3% mais cara que a geração anterior, a nova XRE 300 Sahara pode custar a partir de R$ 26.000.