A Yamaha, finalmente, confirmou o lançamento da Ténéré 700 no Brasil. Como havíamos adiantado, a marca japonesa realizou um grande evento para apresentar a bigtrail de dois cilindros no Festival Interlagos 2024. Ansiosamente aguardada pelos fãs da marca, a Ténére 700, contudo, só chega ao Brasil no ano que vem. Após a confirmação do modelo para o mercado brasileiro, a Yamaha anunciou que a pré-venda só começa no primeiro trimestre de 2025.
Lançada no exterior em 2019, a Ténéré 700 era muito esperada pelos motociclistas. Afinal, a bigtrail carrega o nome de uma linha de motos que fez muito sucesso no País desde o final da década de 1980. Inspirado no deserto do Ténéré, na África, a Ténéré já teve versões de 600 cc e 660 cc, além dos modelos Super Ténéré, de 750 cc e 1.200 cc.
A “nova” Ténéré 700 usa o mesmo motor da MT-07. Trata-se um bicilíndrico de 689 cm³ de capacidade, DOHC com arrefecimento líquido. Alimentado por injeção eletrônica, produz 73,4 cv de potência máxima a 9.000 rpm, e o torque máximo de 6,9 m.kgf a 6.500 giros.
Dotada de um chassi tubular em aço e suspensões de longo curso, a T7, como também é conhecida, usa rodas raiadas, aro 21, na dianteira, e 18, na traseira. Projetada para aventuras off-road, a Ténéré 700 tem grande altura do solo (240 mm) e assento bastante alto, a 875 mm do chão.
Com faróis de LED, um silhueta esbelta e para-brisa transparente, a bigtrail tem o design de motos de rally. Guidão largo, assento reto e tanque estreito (com capacidade para 16 litros) proporcionam uma posição de pilotagem típica de uma moto trail. Seu painel, apesar de totalmente digital, até lembra o de uma moto do Paris-Dakar.
A Yamaha Ténéré 700 só deve chegar às concessionárias da marca no Brasil em meados de 2025 em duas cores, azul e preta. De acordo com a marca japonesa, a pré-venda acontecerá dentro do primeiro trimestre do ano que vem, ou seja, até março. A fabricante ainda alerta que as informações do produto podem mudar de acordo com o modelo de fabricação.