A Yamaha divulgou o preço da renovada Factor 150 e da Factor 150 DX, versão mais “luxuosa” do modelo. Apresentadas em outubro, junto com o “pacotão” de lançamentos da Yamaha para 2025, as duas versões da Factor 150 chegam às lojas só em janeiro.
Moto mais vendida da Yamaha no Brasil, a Factor 150 ganhou um novo design para 2025, com farol de LED, um novo painel e tampa do tanque de combustível do tipo “aeronáutico”. Embora tenha um visual mais moderno, a Factor 150 2025 usa o mesmo motor de 150cc, porém adequado às novas leis de emissão de poluentes.
Outra novidade para 2025 está no lançamento da Factor 150 DX, uma versão mais sofisticada, com rodas coloridas e acabamento superior. Ambas chegam às lojas Yamaha a partir de janeiro de 2025, com garantia de três anos e revisão preço fixo. A Factor 150 2025 terá preço sugerido de R$ 17.690, enquanto a versão DX irá custar R$ 18.490.
A moto mais vendida da Yamaha, a urbana Factor 150, traz um design novo, mais robusto, com um spoiler sob o motor, mas sem perder sua identidade visual. A principal novidade fica por conta do conjunto óptico, que agora usa LED. Também mudou a tampa do tanque de combustível, que passa a ser do tipo aeronáutico.
Outro destaque é o novo painel, que fica sobre o farol de LED. Além de um desenho que facilita a visualização, é do tipo “blackout”.
A Yamaha também anunciou a aposentadoria da Factor 125 e o lançamento de uma nova versão da Factor 150. Chamada de “DX”, a versão se diferencia por ter luzes de posição junto ao farol de LED, além de um acabamento mais sofisticado.
A Factor 150 DX tem o para-lama, a rabeta e o spoiler do motor pintados na cor da moto, além de rodas coloridas. O motor é pintado na cor preta e a alça da garupa tem acabamento em alumínio. Detalhe que também a diferencia da Factor 150 que usa a boa e velha alça da garupa usada no modelo desde o seu lançamento. A versão DX substitui, de certa forma, a Fazer 150, que saiu de linha.
A Yamaha ainda comercializará um pacote de acessórios para a Factor 150 DX que custará R$ 500. O kit inclui tomada USB, com entradas do tipo A e do tipo C, e cavalete central.
Como dito anteriormente, o motor é o velho conhecido monocilíndrico de 149 cm³, SOHC, com duas válvulas e arrefecimento a ar. Com o novo acerto para poluir menos, perdeu potência: produz 11,8 cv, com gasolina, e 12,0 cv, com etanol, a 7.250 rpm. O modelo 2024 oferecia 12,2 cv (gasolina) e 12,4 cv (etanol), porém a 7.500 giros.
Embora a potência tenha diminuído um pouco, o torque manteve-se em 1,3 m.kgf, mas agora a 6.000 rpm, 500 giros a mais do que o modelo anterior. A Yamaha não esclareceu se o câmbio e a relação final tiveram alterações, mas aparentemente não.
Já na parte ciclística, a única mudança foi a adoção de um pneu traseiro mais largo. Enquanto a Factor 150 2024 usava um pneu 90/90-18, o modelo 2025 passa a trazer um pneu 100/80-18. Na dianteira, continua a mesma medida, 80/100-18.
Suspensões e freios também não mudaram. Lembrando que a Factor tem disco, na dianteira, e tambor, na traseira, com sistema combinado. Já o conjunto de suspensões, usa garfo telescópico, na frente, e dois amortecedores, atrás.
As novas Yamaha de 150 cc chegam às lojas apenas em janeiro de 2025. A Factor 150 terá disponível as cores branca, vermelha e preta. Já a versão DX terá as opções preto fosco, com rodas verde-limão; azul metálico, com rodas azuis; e uma preta metálica, com rodas douradas.
O preço sugerido da Yamaha Factor 150 2025 será de R$ 17.690 para todas as cores. Já a Yamaha Facgtor 150 DX terá preço sugerido de R$ 18.490. Com o pack de acessórios, o preço da Factor 150 DX sobre para R$ 18.990. Lembrando que os valores não incluem frete e seguro e podem variar conforme o Estado.