A Yamaha apresentou a YZF R3 2026 para o mercado brasileiro. A pequena esportiva teve seu motor de 321cc atualizado para atender às novas regras de emissão de poluentes do Promot 5. Além disso, o modelo ganhou um visual renovado, com design inspirado na MotoGP, além de tecnologias inéditas.
Chamada de Yamaha R3 Connected 2026, a moto esportiva vem agora com conectividade para smartphones, daí seu nome. Outra novidade está no câmbio que agora conta com embreagem assistida e deslizante.
De acordo com a Yamaha, a nova R3 2026 entra em produção agora em fevereiro. A esportiva de entrada da marca japonesa deve chegar às lojas em março, em três opções de cores. Com a chegada do novo modelo, o preço sugerido da R3 passou de R$ 34.190 para R$ 36.990.
Logo de cara já se nota que a Yamaha R3 mudou para 2026. Além de mais estreita, a carenagem frontal tem linhas mais agressivas. O conjunto óptico agora tem um canhão central e e quatro DRLs integrados à entrada de ar, inspirada na YZR-M1 da MotoGP.
O motor de dois cilindros, 321 cm³ de capacidade, e arrefecimento líquido não mudou, porém passou por ajustes para atender às regras do Promot 5. Dessa forma, perdeu um pouco de potência, passando de 42 cv para 41,3 cv a 10.750 rpm, enquanto o torque de 3,0 m.kgf a 9.000 giros permaneceu inalterado.
O câmbio manteve as seis marchas, contudo ganhou uma nova embreagem assistida e deslizante. O sistema alivia o esforço para acionar a alavanca da embreagem, além de evitar o travamento da roda traseira em reduções mais bruscas. Dessa forma, cansa menos a pilotagem e oferece mais controle da moto.
O painel da Yamaha R3 também é totalmente novo. Mais completo, com tela multifunção LCD 100% digital, tem agora o estilo “Blackout”. Além de velocímetro, conta-giros, indicador de marcha, marcador de combustível, temperatura e relógio, tem shift light que indica a hora de trocar de marcha.
O painel também passa a oferecer conectividade Bluetooth com o sistema Yamaha
Motorcycle Connect, o Y-Connect. Status da bateria do smartphone conectado, mensagens e chamadas recebidas e perdidas aparecem no display, enquanto um aplicativo traz informações úteis sobre a motocicleta e seus passeios com ela.
Montada sobre um quadro compacto, a R3 pesa apenas 171 kg em ordem de marcha. Embora a nova carenagem, mais estreita, tenha mantido a altura do assento a 780 mm, ficou mais fácil apoiar os pés no chão, de acordo com a Yamaha.
Na parte ciclística, a pequena esportiva da Yamaha usa suspensão invertida, na dianteira, com tubos de 37 mm de diâmetro e 130 mm de curso. Enquanto isso, na traseira, há um monoamortecedor com regulagem na pré-carga da mola.
Equipada com rodas de liga leve de 17 polegadas, a R3 usa pneus sem câmara nas medidas 110/70, na frente, e 140/70, atrás. A Yamaha R3 2026 tem freios a disco nas duas rodas, com disco dianteiro de 298 mm e disco traseiro de 220 mm. O sistema ABS de dois canais atua em ambas.
De acordo com a Yamaha, a R3 2026 já está sendo produzida na fábrica em Manaus (AM) e deve cehgar às concessionárias ao longo de março.
A nova esportiva da Yamaha terá três opções de cores. O tradicional azul metálico (Racing Blue), a X Black (preto fosco) e a nova Tech White (Branca Perolizada) com detalhes na cor prismática Greenish Blue Pearl, que muda de cor conforme a luz.
A Yamaha R3 2026 terá preço sugerido de R$ 36.990 (além de frete e seguro de frete). O modelo tem garantia de quatro anos e revisões a preço fixo.