Um estudo divulgado nesta semana pelo Conselho Europeu de Segurança nos Transportes (European Transport Safety Council) faz um apelo para que os países membros da União Europeia tornem o ABS obrigatório em todas as motos vendidas no continente. Desde 2016, os freios antitravamento são mandatórios na Europa apenas em modelos com mais de 125 cc. As motos de menor capacidade podem ter ABS ou sistema de freios combinados.
A recomendação do European Transport Safety Council (ETSC), órgão independente baseado em Bruxelas, para que os freios ABS estejam presentes em todas as motos tem como objetivo reduzir os acidentes e mortes de motociclistas. Diversas pesquisas já mostraram que os freios ABS podem salvar vidas.
Segundo o estudo do ETSC, 3.891 pessoas morreram enquanto andavam de motocicleta ou ciclomotor na UE em 2021. Cerca de 90% das vítimas fatais eram homens. Esse número é 25% menor do que na década anterior, mas, no mesmo período, outras mortes no trânsito caíram em um terço.
Segundo os autores da pesquisa, as mudanças para tirar carta na UE contribuíram para o menor número de mortes. Desde 2013, foram criadas uma série de etapas para adquirir uma licença completa para as motocicletas maiores e mais potentes.
A idade mínima recomendada para andar de ciclomotor na UE é agora de 16 anos. Entretanto, em vários países, jovens de 14 anos podem pilotar esse tipo de moto sem passar por um teste prático. O ETSC diz que um teste prático deve ser obrigatório e todos os países devem aplicar a idade mínima recomendada de 16 anos ou mais.
Desde 2019, todas as motocicletas à venda no Brasil, fabricadas localmente ou importadas, devem obrigatoriamente ter sistema de freios com antitravamento (ABS) e/ou frenagem combinada (CBS).
A resolução do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) determina que todas as motos com cilindrada igual ou superior a 300 cm³ devem possuir ABS. Já as de menor cilindrada podem ter ABS ou CBS.
Atualmente, mesmo motocicletas e scooters de entrada, com menos de 300 cc, estão saindo de fábrica com o sistema ABS. Algumas apenas na dianteira, pois segundo as fabricantes, a roda dianteira está mais suscetível a causar perda de controle durante a frenagem.