Ocorrências envolvendo patinetes elétricos no Brasil ainda não foram contabilizadas, mas infrações são percebidas pelas empresas que administram o modal nas cidades brasileiras. Foto: Werther Santana/Estadão
De 2019 a 2022, os Estados Unidos apresentaram o triplo de atendimentos médicos relacionados a acidentes envolvendo patinetes elétricos. O levantamento foi realizado com dados do National Electronic Injury Surveillance System (Sistema Nacional de Vigilância Eletrônica de Lesões, em tradução livre), que centraliza os dados dos atendimentos em prontos-socorros do país. Além do aumento dos acidentes, uma das principais causas identificada é a direção sob efeito de álcool ou outras drogas.
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Embora os patinetes elétricos sirvam como uma solução de micromobilidade, os perigos desse modal ainda são pouco abordados pelas empresas e governos. Conforme a pesquisa publicada na Injury Prevention aponta, os acidentes envolvendo patinetes elétricos saíram de 22.835 em 2019 para 65.892 em 2022.
Além disso, a publicação ainda identificou que a maioria das lesões envolveu homens, envolvidos em 79,6% dos acidentes com patinetes e 79,7% dos acidentes com bicicletas elétricas. Por outro lado, os mais novos são os mais propensos a se acidentaram. A pesquisa identificou que 51,5% dos acidentes com patinetes elétricos envolveram pessoas de 18 a 39 anos, esse número cai para 48,5% no caso de bikes elétricas.
Por fim, o levantamento concluiu que os brancos não hispânicos estavam envolvidos em 34,9% dos acidentes com patinetes elétricos e 38,8% com e-bikes.
Outro destaque da pesquisa apontou para a embriaguez durante o trajeto como a principal causadora dos acidentes. Conforme identificado na pesquisa, o uso de álcool apareceu no relato de 8,6% dos atendimentos no pronto-socorro por acidentes com patinetes elétricas.
Além disso, os homens eram 2,6 vezes mais propensos que mulheres a pilotar os patinetes embriagados de álcool. Enquanto apresentam 2,2 vezes mais chaves de terem utilizado outras substâncias antes de subir no veículo e se acidentar.
Em conclusão, os pesquisadores alertam para o aumento dos acidentes envolvendo patinetes elétricos e bicicletas elétricas, embora a última apresente um menor volume de casos. Além disso, eles reforçam o cuidado entre homens mais jovens e o uso de álcool e outras substâncias antes de pilotar os veículos.
Por fim, o estudo conclui que é necessário fortalecer as políticas que abordam a prevenção e uso de capacetes ao utilizar patinetes e bicicletas elétricas.
A pesquisa foi publicada na Injury Prevention, uma das principais revistas de saúde pública que aborda a prevenção de acidentes dos Estados Unidos. Akshaya Srikanth Bhagavathula, Príncipe Samuel Osei e Edwin Akomaning são os autores, todos membros do departamento de saúde pública da Universidade Estadual da Dakota do Norte.
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