São Paulo instala semáforos inteligentes; entenda como funcionam

Semáforos programados conseguem monitorar tráfego e melhorar circulação de veículos. Foto: Divulgação

23/08/2023 - Tempo de leitura: 2 minutos, 35 segundos

O trânsito da cidade de São Paulo tem passado por uma reformulação no trânsito. Desde o início do ano, a Prefeitura da capital paulista tem implementado o projeto de serviço de manutenção e modernização da rede semafórica, instalando semáforos inteligentes em várias regiões da cidade.

Durante os próximos três anos, o projeto prevê a instalação de semáforos inteligentes em vias com grande demanda e tráfego. Também conhecidos como semáforos adaptativos, esses equipamentos são pré-programados. Com isso, esse novo sistema consegue, por exemplo, reorganizar o tempo de abertura de cada sinal.

“Ele tem um parâmetro mínimo e máximo dentro das condições de trânsito”, explica Maurício Nastari, diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos de São Paulo (SP Regula).

Para que servem os semáforos inteligentes?

Um dos principais objetivos dos novos semáforos é melhorar a fluidez no trânsito nos locais onde ocorre maior circulação de veículos. De acordo com Nastari, a prioridade é atualizar os semáforos presentes no minianel viário, expandindo para algumas outras vias mais movimentadas.

Esses semáforos utilizam sensores e algoritmos para melhorar o fluxo de veículos e pedestres nas vias públicas. O sistema ainda consegue monitorar o tráfego em tempo real e ajustar o tempo dos semáforos de acordo com as condições de tráfego em cada momento.

Em toda a capital paulista, são, no total, 27.000 semáforos. Até hoje, São Paulo já tem em funcionamento semáforos inteligentes em 16 cruzamentos: 111 em execução e mais 113 em fase final de projeto.

“A gente diminuiu muito a quantidade de problemas que a cidade tem [com semáforos]”, afirma Nastari. Em quase um ano de funcionamento, o registro médio de semáforos em São Paulo com algum tipo de problema caiu, segundo o diretor. No ano passado, eram mais ou menos 2% dos semáforos com algum tipo de problema; cerca de 6mil, diariamente. Hoje, o número está em 0,30%.

Os problemas também variam, indo desde lâmpadas queimadas a possíveis tentativas de furto de cabos de energia, em crescimento no País. Em janeiro deste ano, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou quase 20 chamados por dia referentes a vandalismo para furto de cabos de semáforos.

Com o semáforo adaptativo, a manutenção pode acontecer remotamente. “Não precisa ter um agente na rua pra acionar o controlador, poderá ser feito remotamente, [a gente] ganha em eficiência”, explica.

Projeto de manutenção

A SP Regula assumiu a manutenção do sistema de semáforos da capital no dia primeiro de setembro do ano passado. O Termo de Aditamento ao contrato de Parceria Público Privada (PPP) de Iluminação Pública passou a valer no mesmo período. O projeto prevê a duração de 17 anos para o contrato e que a concessionária ficará responsável pela substituição e modernização da infraestrutura semafórica.