A cidade de Elk Grove na Califórnia, assinou um acordo para testar uma tecnologia de trânsito para prevenção de veículos de emergência (EVP, em inglês). O projeto piloto estará conectado a 43 semáforos e duas faixas de pedestres na cidade. Nessa região, o sistema de trânsito dará prioridade para veículos de emergência na circulação.
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Ao longo de Laguna Boulevard, Bond Road e Elk Grove Boulevard, o piloto da iniciativa pretende agilizar o tempo de viagem dos socorristas, bem como a segurança dos veículos de emergência. A tecnologia EVP é conectada aos semáforos e demais sinalizadores da cidade na Califórnia, para liberar o tráfego para veículos de emergência.
Nos Estados Unidos, acidentes envolvendo veículos de emergência têm se tornado uma preocupação nacional. De acordo com a LYT, empresa de tecnologia de tráfego, por causa da alta velocidade utilizada por esses veículos, as taxas de acidente com veículos de emergência são quase cinco vezes maiores do que a média nacional.
“Em situações de emergência, onde cada segundo conta, o regresso ao escritório e o crescimento populacional sobrecarregam as estradas comunitárias”, afirma Tim Menard, CEO e fundador da LYT. A Lyt está sediada no Vale do Silício e atende municípios dos EUA e Canadá.
A solução de prevenção de emergência de última geração desenvolvida pela Lyt, permite que os sinais de trânsito sejam ajustados com base no congestionamento em tempo real. Além disso, a tecnologia analisa o tráfego antes da aproximação dos veículos de emergência. A plataforma em nuvem Lyt.speed também estará em contato com os gerenciadores de trânsito em tempo integral.
Em São Paulo, uma tecnologia parecida tem aparecido nos semáforos da capital. Durante os próximos três anos, a cidade deverá avançar com o projeto para instalação de semáforos inteligentes em vias com grande demanda e tráfego. Também conhecidos como semáforos adaptativos ou semáforos inteligentes, esses equipamentos são pré-programados. Com isso, eles conseguem, por exemplo, reorganizar o tempo de abertura de cada sinal para manter o fluxo contínuo dos veículos.