Passageiros preferenciais conseguem comprar passagens de ônibus por WhatsApp; saiba como

Plataforma também conta com reconhecimento de voz, com a possibilidade de realizar compras utilizando áudios. Foto: Adobe Stock
Erick Souza
Há 13 dias - Tempo de leitura: 2 minutos, 1 segundo

Passageiros preferenciais agora contam com um novo recurso de validação de dados para a compra de passagens de ônibus através de aplicativos de mensagem, como o WhatsApp. A tecnologia desenvolvida pela Zoox, gestora de dados do Brasil, consegue identificar e validar documentos de comprovação de pessoas idosas, pessoas com deficiência e usuários do programa Identidade Jovem (ID Jovem). Com a nova ferramenta, todo o processo pode acontecer via chat.

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A tecnologia implementada pelo Buszap, chatbot para compras de passagens rodoviárias via aplicativos de mensagem, também consegue localizar e aplicar descontos na passagem de maneira automática, como a gratuidade para idosos.

A plataforma ainda conta com reconhecimento de áudio, possibilitando a realização da compra com comandos de voz. A Buszap é desenvolvida pela Magva Tecnologia, empresa especializada em chat automatizados.

Como comprar passagem de ônibus com desconto?

Para acessar a página de compra o usuário pode entrar em contato com o número da empresa, que dará acesso ao WhatsApp ou Telegram. Também poderá acessar diretamente o chatbot da Buszap. Para passageiros preferenciais, como as pessoas com deficiência ou idosos, por exemplo, é necessário realizar um cadastro durante a primeira visita.

O registro pode acontecer diretamente via chat de mensagem (seja WhatsApp ou Telegram), em que o usuário enviará os documentos necessários para validação da condição. No caso de pessoas idosas, o chatbot consegue reconhecer imediatamente através do Cadastro de Pessoa Física (CPF). De acordo com Victor Coutinho, CEO da Magva Tecnologia, em outras plataformas, esse cadastro acontece de maneira externa, com o uso de formulários, por exemplo.

Simulação de compra via WhatsApp. Foto: Divulgação/Buszap

Dentro da conversa, a pessoa interessada pode digitar o trajeto e o dia da viagem e confirmar. O próprio chat identificará as passagens disponíveis para o dia e o trajeto indicados, com as opções de valores. “Quando a passagem está disponível, a própria plataforma indica se o desconto está válido e se tem assento específico, como o caso de idosos”, explica Coutinho.

Outra funcionalidade é a opção de realizar a compra via áudio. Com esse modelo, o usuário pode apenas falar o trajeto e horário desejados que a plataforma identifica as passagens disponíveis.