Para uma cidade ser destaque em mobilidade urbana, é essencial não haja congestionamentos. Com isso, a prioridade deve ser o transporte coletivo, os pedestres e os ciclistas.
Afinal, existe alguma cidade no mundo em que as pessoas preferem usar o transporte coletivo e as ruas ficam mais livres? Listamos as 5 cidades com a melhor mobilidade urbana do mundo!
Embora Hong Kong seja uma cidade populosa, com mais de 6 mil pessoas por metro quadrado, a mobilidade urbana é um destaque. Além de o sistema ser barato, 90% dos moradores preferem o transporte público para se locomover.
De acordo com uma pesquisa do Instituto McKinsey, a cidade lidera o ranking graças ao Mass Transit Railway (MTR), um sistema de trem urbano com mais de 218 quilômetros de extensão, 159 estações e conexões com várias localidades do entorno.
O estudo avalia disponibilidade, eficiência, conveniência, preço e sustentabilidade do transporte. Assim, o sistema de trens se destaca pela pontualidade e por poluir menos que ônibus e carros.
Enquanto Hong Kong se destaca pelo sistema de trem, Copenhague, na Dinamarca, tem como grande estrela a bicicleta. Segundo um estudo da Cycling Embassy of Denmark, cerca de 45% da população usa bikes todos os dias.
Entretanto, o número não é um resultado apenas da vontade de pedalar da população. De acordo com o estudo, toda a cidade é coberta por ciclovias, inclusive com duas pistas e sinalização adequada.
Além das bicicletas, a cidade possui ainda sistemas de ônibus, metrô e bonde elétrico. Também há integração entre os modais.
Quando o assunto é bicicleta, Amsterdã é referência e não poderia ficar de fora. A cidade possui 800 mil habitantes e cerca de 880 mil bikes.
Ou seja, o meio de transporte não só é uma alternativa, como faz parte da cultura dos moradores. Por isso, até mesmo as leis de trânsito dão preferência à bike e aos pedestres.
Junto às bicicletas, estão outros meios de transporte como os trens, ônibus, barcos, metrô, bondes e trens de alta velocidade com ligação a outros países, como Bélgica e França.
Por sua vez, Zurique, na Suíça, se destaca pela diversidade de modais. Entre eles, ônibus, trens e bondes elétricos.
Além disso, a cidade está no quarto lugar do ranking graças à tecnologia. Afinal, são mais de 4 mil sensores instalados monitorando o trânsito, o que permite bloquear vias rapidamente e desviar rotas sempre que preciso.
Por fim, Singapura traz grande destaque em mobilidade urbana, ocupando o quinto lugar. Entre os pontos de destaque estão o preço baixo do transporte coletivo e o quanto os modais são pontuais.
Pesquisas locais apontam que 80% das pessoas estão satisfeitas com o transporte público. Assim, utilizam trens, ônibus e o metrô, o que contribui para a redução dos congestionamentos na cidade.