5 razões para ter uma bike elétrica

Para conduzir uma bike elétrica não é preciso licença ou habilitação específica. Foto: Getty Images.

21/01/2023 - Tempo de leitura: 3 minutos, 8 segundos

Há uma alternativa para quem gosta de pedalar, mas percorre distâncias muito longas: a bike elétrica. Essa opção está cada vez mais popular no Brasil.

De acordo com um boletim da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas, de 2020 para 2021 houve um aumento de 27,3% nas vendas de bikes elétricas no país. Ou seja, foram vendidas mais de 40 mil unidades.

Assim, a tendência é de que as bikes elétricas sejam cada vez mais uma alternativa para se locomover nas cidades. Com isso, é possível, inclusive, diminuir o número de carros nas ruas e contribuir com um trânsito menos congestionado, além de reduzir a poluição do ar.

Entre as vantagens desse tipo de bike está evitar o trânsito, ao poder usar a ciclovia, e ter um estilo de vida mais saudável. Embora se tenha a impressão de que não há esforço físico, porque a bicicleta é elétrica, esse não deixa de ser um bom exercício.

Além disso, o uso da bicicleta elétrica contribui com o meio ambiente pelo fato de o veículo não emitir gases poluentes. Segundo a Cicloway, empresa de mobilidade urbana, esse tipo de bike possui alta durabilidade e, portanto, custo-benefício a longo prazo.

De acordo com o diretor executivo da empresa, João Hannud, o uso da bicicleta elétrica é uma tendência. A empresa é fabricante de veículos elétricos.

“Enviamos as Mini Bikes Full da Cicloway para todo o Brasil, mas percebemos que locais mais populosos como São Paulo são os que apresentam maior adesão. Com o trânsito e com a lotação em transporte público, ter uma bicicleta elétrica é uma alternativa que facilita muito. É um meio de locomoção simples, ágil e ecologicamente sustentável por meio da política de carbono zero”, comenta.

Motivos para adquirir uma bicicleta elétrica

Neste contexto, a Cicloway listou cinco motivos para adquirir uma bike elétrica:

1 – Bike elétrica contribui com o meio ambiente

Um estudo publicado na revista Communications Earth and Environment mostra que se todos usassem bikes todos os dias, a redução de emissões de CO2 chegaria a 700 milhões de toneladas por ano. Afinal, o setor de transportes é responsável por 25% das atuais emissões dos gases do efeito estufa.

Além de não emitir poluição sonora, a bicicleta elétrica também contribui para a reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera. Afinal, quem deixa de usar o carro para ir para algum local de bike já está evitando estas emissões.

2 – Faz bem para a saúde

Mesmo com o motor, a bike elétrica pode ajudar no condicionamento físico por meio de melhorias nos sistemas motor e cardiorespiratório. Isso porque, na prática, é possível pedalar.

Com reserva de bateria, a bicicleta pode ser impulsionada pelo acelerador elétrico e poupar esforço físico. Mas caso o ciclista prefira, pode pedalar um pouco mais.

3 – Proporciona economia

Como a bike elétrica não consome combustível, os gastos em longo prazo são muito menores. Inclusive na comparação da manutenção de uma bicicleta com os custos para manter um carro. 

4 – É portátil

Além de a bicicleta elétrica ser leve e portátil, existem alguns modelos dobráveis. Assim, facilita ainda mais o uso desse veículo como meio de transporte no dia a dia.

5 – Não requer habilitação

Por fim, para conduzir uma bike elétrica não é preciso licença ou habilitação específica. Entretanto, é preciso utilizar equipamentos de segurança obrigatórios, como capacete, campainha, sinalização noturna e retrovisor do lado esquerdo.