Depois da Uber, a 99 também decidiu não oferecer o transporte de passageiros em motos na cidade de São Paulo neste momento. A empresa não irá ativar a categoria 99 Moto, que entraria em operação hoje (31/1), afirma em comunicado enviado ao MotoMotor.
“A 99, em contato com a Prefeitura, nesta segunda-feira (30/01), informou sua decisão de não ativação do serviço do 99Moto na cidade de São Paulo neste momento”, diz a 99. A empresa deixa claro, contudo, que tomou a decisão de não ativar o 99Moto atendendo a um pedido da prefeitura de São Paulo.
Entretanto, a 99 reafirma que a modalidade de transporte individual privado por motocicletas e sua intermediação por aplicativos são atividades legais, segundo a Política Nacional de Mobilidade Urbana. Em nota, a empresa diz que também participará do grupo de trabalho para estudar a viabilidade do transporte de pessoas em motos na capital paulista. O objetivo, de acordo com a empresa, é garantir ainda mais segurança através de tecnologia e parcerias com o poder público.
A 99 diz que colaborará com a Prefeitura para fornecer dados que demonstrem a importância do serviço para a população, especialmente nas periferias da cidade.
Em operação desde o início de 2022, o 99 Moto já está presente em mais de 3 mil municípios. Segundo a empresa, a categoria oferece uma alternativa de mobilidade com valores cerca de 30% menor do que o 99Pop.
Outro diferencial é o acesso a vias estreitas que não são atendidos com segurança por outros veículos. As viagens de moto, de acordo com a 99, em geral, complementam o transporte público, nos trajetos de “última milha”. Em São Paulo, mais da metade das viagens feitas pelo app estão em áreas fora do centro expandido, segundo dados da própria 99.
“Um dos principais usos do 99Moto nas cidades em que já atua é justamente a conexão com o transporte público, tornando o acesso ao sistema de mobilidade ainda mais capilar. Desta forma, o serviço se destaca como uma categoria democrática, pensada como uma alternativa para usuários que foram fortemente impactados pela crise econômica nos últimos anos, contribuindo com a melhora da qualidade de vida da população”, acredita Igor Soares, Diretor de Operações da 99.
Ver Comentários
A 99 não deve recua,pois na minha cidade em Guarulhos, está atendendo muito bem a população,eu sou motorista pela 99 e também tenho me beneficiado pela função,tanto como motorista como usuário, e diariamente converso com os passageiros e todos estão gostando do serviço oferecido,além de ter um preço acessível um transporte mais rápido e sim seguro também, claro que depende do motorista,mas de toda forma o passageiro só tem a elogiar o serviço,portanto está fazendo a diferença sim, tanto pars o usuário quanto os profissionais!!!