O mercado de bikes elétricas no Brasil não para de crescer. Pelo quinto ano consecutivo, as empresas do país apresentaram alta no faturamento. Em 2022, foram R$ 304,9 milhões, um crescimento de 5,4% em relação a 2021.
Além disso, as vendas também aumentaram 9,64% em relação a 2021, chegando a quase 45 mil bikes produzidas. Os dados são da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike).
Com isso, cada vez mais pessoas buscam saber se vale a pena comprar uma e-bike no Brasil. Para ajudar com esta dúvida, separamos as 10 bikes elétricas mais baratas do mercado para você. Confira:
Um dos modelos mais em conta do mercado, a bicicleta elétrica DUOS Confort possui 800W de potência e quatro baterias de 12V cada, totalizando 48V. Assim, o consumo é de apenas 2 centavos por quilômetro rodado e o ciclista pode carregar a bateria em qualquer tomada.
O modelo também vem com buzina, alarme com dois controles remotos, farol de LED com velocímetro, chaves que ligam e desligam e paralamas com refletor traseiro.
A Liberty Lithium da Machine Motors possui freios a disco e suspensão dianteira. Sua autonomia varia entre 25 e 30 km. O motor é de 350W de potência e 36V Brushless no Cubo Traseiro. Na prática, a fabricante promete maior autonomia, mais silêncio e maior durabilidade.
Já o modelo GT MOB é uma bicicleta elétrica dobrável e básica. Pesa cerca de apenas 16 kg e tem uma autonomia de até 20 km em uma bateria de 6.000 mAh, bivolt (110 / 240V) e motor de 350W.
Esta é uma opção retrô que também segue a média de preços abaixo do mercado. O modelo possui 350W de potência e 36V. A bike é capaz de fornecer uma autonomia aproximada de 25km por carga, assim como a versão com design moderno.
Já a bicicleta elétrica Atrio é equipada com motor de 350W de potência, que oferece autonomia de até 90km com câmbio Shimano de 6 velocidades. Vem com um visor que permite acompanhar todas as informações da bicicleta e do pedal, como distância, tempo de percurso, nível de bateria e potência do motor.
A Biobike Urbana é um modelo que vem com uma cesta na frente, um encosto traseiro e um assento no fundo. Portanto, possui dois lugares.
O motor possui 350W de potência, com duas opções de bateria. Uma de lítio com autonomia de até 60 km e outra de chumbo com uma autonomia de até 35km. A versão com bateria de lítio é mais leve, com cerca de 35 kg. Já a de chumbo pesa em torno de 42 kg.
A bicicleta elétrica aro 26 da Teccity possui um motor com 350W. A autonomia é de 25 km em média, dependendo do tipo de terreno e do peso do condutor. A velocidade máxima é de 40 km/h e a capacidade de carga é de 120 kg.
Neste caso, a bike possui potência de 250W e autonomia de 35 km. Além disso, vem com um câmbio Shimano com 7 velocidades e um velocímetro. O visual também é mais retrô, com estilo clássico.
A Two Dogs Pliage é uma bicicleta elétrica bastante funcional e forte. Conta com sistema de freios a disco, e bateria de lítio de 36v. Pode ser comprada nas cores: vermelho, preto, verde, azul, laranja, amarelo e branco. É mais um modelo dobrável, possuindo rodas menores, favorecendo o transporte. Entretanto, essa característica pode dificultar para passar por alguns obstáculos na pista. Seu motor tem potência de 350w, tendo uma autonomia de aproximadamente 40 km.
Com um preço um pouco mais elevado, a Caloi E-Vibe Easy Rider possui uma grande autonomia, chegando a percorrer até 120 km. A potência também é de 350W, com freios a disco e um display em LCD, que mostra status velocidade e status da bateria.
Por fim, na mesma faixa de preço, está a Sense Easy, com motor dianteiro de 250W e rodas aro 20”. A bike vem com bateria interna, porta USB para carregamento de aparelhos e bateria integrada ao quadro. Traz ainda a tecnologia “walk assist” que facilita o ciclista a empurrar a bicicleta.