União Europeia adota política para incentivo do ciclismo no continente | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

União Europeia adota política para incentivo do ciclismo no continente

Por: Redação Mobilidade . 16/04/2024
Meios de Transporte

União Europeia adota política para incentivo do ciclismo no continente

Declaração Europeia sobre o Ciclismo estabelece compromissos gerais para adoção de transporte mais sustentáveis, acessíveis e inclusivos

1 minuto, 45 segundos de leitura

16/04/2024

Por: Redação Mobilidade

União Europeia assina declaração pelo ciclismo
Declaração também reconhece potencial econômico do modal na ampliação das ofertas de trabalho locais. Foto: Adobe Stock

Em abril, a União Europeia (UE) assinou a Declaração Europeia sobre o Ciclismo, uma política interinstitucional para o ciclismo a nível continental. O documento estabelece oito princípios fundamentais e 36 compromissos para o desenvolvimento do ciclismo. Organizada pela Presidência Belga do Conselho da União Europeia, a declaração contou com o apoio do Conselho Europeu, da Comissão e do Parlamento da Europa.

Tendo a bicicleta como “um dos mais sustentáveis, saudáveis ​​e eficientes” meios de transporte, o documento estabelece um roteiro de ações coordenadas para a promoção das bicicletas. Dentre os oito princípios fundamentais da iniciativa, estão o desenvolvimento e fortalecimento de políticas cicloviárias, a criação de mais e melhores infraestruturas para ciclismo e melhorar a segurança rodoviária.

Leia também: Ciclismo foi o esporte mais praticado no Brasil em 2023

Além disso, cada princípio ainda estabelece compromissos gerais para o desenvolvimento de cada segmento. De acordo com o texto, ao assinarem a declaração, os governos comprometem-se a “aumentar significativamente a infraestrutura ciclável segura e coerente em toda a Europa.” A Declaração Europeia sobre o Ciclismo não tem força de lei.

União Europeia pelo ciclismo

A assinatura aconteceu em Bruxelas no dia 3 de abril. O evento reuniu ministros dos transportes na Bélgica, que atualmente preside conversações intergovernamentais como titular da presidência rotativa do Conselho da UE.

A declaração também reconhece o potencial econômico do modal. O documento, por exemplo, afirma que “uma maior utilização da bicicleta significa mais empregos locais de qualidade elevada”, beneficiando a economia e a indústria do ciclismo da UE.

Para a Federação Europeia de Ciclistas (ECF), a adoção do documento promete elevar o potencial da bicicleta como meio de transporte sustentável. “Esta declaração tem o potencial de desbloquear os benefícios do ciclismo para milhões de cidadãos europeus, refletindo muitos dos benefícios de longa data da ECF. advocacia e exigências políticas”, afirma Jill Warren, CEO da ECF.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login