Bajaj já tem cinco motos em pré-venda no Brasil; conheça

Dominar 400 é modelo mais sofisticado da Bajaj e deverá ser vendida nas cores preta e verde, a partir de outubro. Fotos: Divulgação/Bajaj

02/09/2022 - Tempo de leitura: 5 minutos, 24 segundos

A Bajaj já divulgou detalhes de como vai operar no mercado brasileiro. A fabricante de motocicletas indiana irá montar suas motos em Manaus (AM), na fábrica da Dafra. Abrirá as primeiras concessionárias na região metropolitana de São Paulo a partir de outubro. Contudo, os executivos da marca ainda faziam suspense sobre as motos Bajaj que virão ao Brasil.

As famílias Dominar e Pulsar foram confirmadas para o nosso País, mas quais motos exatamente permanecia um mistério. Agora, a primeira loja da Bajaj, que já toma corpo em Santo André, no ABC paulista, anunciou no seu perfil nas redes sociais cinco modelos em pré-venda.

Além da Dominar 400, a versão de 250 cc aparece entre os modelos que podem ser encomendados. Da família Pulsar, concorrente direta de Honda CG e Yamaha Fazer, virão as motos de 160 cc e 200 cc.

Como havia adiantado ao MotoMotor o diretor da Bajaj do Brasil, Waldyr Ferreira, a Avenger 160 também figura na lista. A custom de baixa cilindrada não estava nos planos da marca, inicialmente, mas passou a ser considerada a pedido dos futuros concessionários que puderam conhecer a sede da Bajaj e asmotos da marca em Pune, na Índia.

Motos Bajaj de 160 cc a 400 cc

Por enquanto, a Bajaj terá cinco motos em seu line-up: Avenger 160, Dominar 250, Dominar 400, Pulsar 160 e Pulsar 200. Conheça, agora, detalhes das motos indianas que devem chegar ao Brasil em outubro.

Avenger Street 160

A Avenger Street 160 tem estilo custom mais moderno. Traz uma pequena carenagem sobre o farol e protetores de bengala. Tem rodas de liga-leve, aro 17, na dianteira, e 15, na traseira. Os freios são a disco, na frente, e a tambor, atrás. Destaque para o sistema ABS de um canal, ou seja, atuando apenas na dianteira.

Avenger Street 160 tem freio ABS, mas só na dianteira. Foto: Divulgação/Bajaj

Seu motor de 160 cc, alimentado por injeção eletrônica, produz 15 cv de potência máxima a 8.500 rpm. O câmbio tem cinco marchas. O tanque tem capacidade para 13 litros.

O modelo deve agradar os fãs de estilo estradeiro, que têm poucas opções de baixa cilindrada. Suas principais concorrentes são as Haojue Chopper e Master Ride, de 150 cc.

Pulsar NS 160

A Pulsar é a linha de motos urbanas da Bajaj, mas com estilo mais “esportivo” do que utilitário. A Pulsar NS 160 tem desenho naked e seu conjunto óptico, com um farol trangular, até lembra a última geração da Honda CB 600F Hornet. Mas é nos freios a disco nas duas rodas – com ABS só na dianteira – e a suspensão traseira monoamortecido que o modelo se diferencia de Honda CG 160 e Yamaha Fazer 150.

NS 160 tem freio a disco nas duas rodas e suspensão traseira monoamortecida

Na Índia, a Pulsar NS 160 é concorrente direta da Yamaha FZ-FI, da qual deriva a recém-lançada FZ 15. Isso significa que, apesar de ter 160 cc, o modelo Bajaj não irá brigar diretamente com a CG 160. Portanto, o preço não deve ser baixo, como imaginam muitos consumidores brasileiros. Trata-se de uma naked urbana, com motor de 17,2 cv de potência máxima (2 cv a mais do que a CG) e ciclística superior aos modelos utilitários.

Pulsar NS 200

Além de um motor maior (199,5 cm³) e mais potente, com otimistas 24,5 cv a 9.750 rpm, a Pulsar NS 200 tem disco de freio maior, mas mantém o ABS apenas na roda dianteira. Os pneus também são mais largos, dando mais porte à NS 200 que tem o mesmo visual do modelo de 160 cc.

Pulsar NS 200 tem disco de 300 mm, na dianteira; placa abaixo do farol é exigência da legislação indiana, contudo não virá no modelo brasileiro

No restante, as especificações também são bastante semelhantes. Tanque de 12 litros, garfo telescópico convencional, na dianteira, e monochoque traseiro, mas com reservatório de gás em separado.

Caso a NS 200 chegue aqui com esse desempenho declarado pela Bajaj, pode até ser uma opção mais acessível a Twister e Fazer, ambas de 250 cc. A marca indiana também tem uma versão de 250 cc da Pulsar, com um design interessante que remete à MT-03. Entretanto, a NS 250 foi renovada recentemente na Índia e deve levar algum tempo até chegar ao Brasil.

Dominar 250

Com visual moderno e arrojado, a Dominar 250 vai brigar com as consagradas Honda CB 250F Twister e Yamaha Fazer FZ 25. A naked de 250 cc da marca indiana traz alguns diferenciais.

Bajaj Dominar 250 tem motor com arrefecimento líquido, que produz 27 cv, e câmbio de seis marchas

A começar pelo motor, arrefecido a líquido, com quatro válvulas por cilindro, DOHC, que produz 27 cv a 8.500 rpm – desempenho superior às concorrentes. Seu câmbio tem seis marchas, o que reduz os giros na estrada e ajuda a economizar combustível.

O conjunto ciclístico também chama a atenção. Além do quadro de dupla trave perimetral, as suspensões usam garfo invertido, na dianteira, e monoamortecedor, na balança traseira. As rodas de liga-leve são de 17 polegadas com freio a disco e sistema ABS em ambas. Seu peso em ordem de marcha, contudo, é alto: 180 kg.

Dominar 400

Pela capacidade e potência do motor, a Dominar 400 é uma das motos Bajaj mais aguardadas pelos motociclistas brasileiros. Afinal, seria uma das poucas opções nessa faixa de cilindrada e tem especificações dignas de motos maiores, como suspensão invertida, na dianteira, e iluminação full-LED.

Dominar 400 é naked com vocação touring

O motor de um cilindro e 373,3 cm³ tem refrigeração líquida e deriva da KTM 390 Duke, que também é produzida pela Bajaj na planta de Chakan, na Índia. Capaz de produzir 40 cv de potência a 8.800 rpm é um motor com bom desempenho até para viajar.

Por isso, a Bajaj classifica a Dominar 400 como uma espécie de naked com vocação touring. A marca indiana, inclusive, vende o modelo com diversos acessórios touring, como para-brisa, suporte de malas e protetores de mão, na Índia.

A subsidiária brasileira da Bajaj, porém, ainda não confirmou se a versão que será vendida no Brasil terá os mesmos equipamentos de série. Tampouco seu preço. Na Índia, a Dominar 400 é vendida por cerca de R$ 15 mil, o que não significa que terá o mesmo preço por aqui. Mas pode-se esperar um valor em torno de R$ 30 mil.