Bajaj planeja fábrica própria no Brasil, revela executivo

Atualmente, a Dafra monta as motos da Bajaj, vendidas no Brasil. Foto: Divulgação/Bajaj

31/07/2023 - Tempo de leitura: 1 minuto, 36 segundos

A Bajaj planeja ter uma fábrica própria no Brasil, revelou o diretor executivo da Bajaj Auto, Rakesh Sharma. Em entrevista ao jornal indiano Economic Times, o executivo afirmou que a planta será instalada no Polo Industrial de Manaus (AM). Ainda segundo Sharma, a primeira fábrica da Bajaj fora da Índia deve começar a operar em até 12 meses e terá capacidade para produzir 20 mil motos por mês.

Diferentemente de outros mercados da América Latina, onde opera em parceria com empresas locais, a gigante indiana atua no País por meio de uma subsidiária própria. Desde dezembro passado, a Bajaj do Brasil comercializa três modelos no País: a Dominar 160, Dominar 200 e Dominar 400. As motos, porém, são montadas na fábrica da Dafra na capital amazonense.

“O Brasil é uma exceção devido ao seu tamanho, complexidade e, às vezes, imprevisibilidade. Exige uma permanência de longo prazo. Então, com esses fatores em mente, achamos melhor assumir o desenvolvimento do negócio diretamente”, disse Sharma ao jornal indiano. O diretor-executivo da Bajaj Auto, contudo, revelou que a empresa ainda não firmou o plano de investimentos para a unidade fabril.

Planta irá montar motos da KTM

Até julho, a Bajaj emplacou 1.488 unidades no Brasil – 70% delas do modelo de 400 cc. Com a instalação de uma planta própria, a empresa pretende obter insights sobre novos produtos e comportamento do consumidor, afirmou o diretor-executivo. Questionada sobre a fábrica em Manaus, a Bajaj do Brasil não se manifestou até o fechamento dessa reportagem.

Além de produzir as motos da Bajaj, a fábrica no Brasil deverá montar alguns modelos da KTM, afirma a reportagem. Dona de 48% da marca austríaca, a Bajaj produz os modelos de baixa cilindrada, que vão de 125 a 390 cc. Dessa forma, aumentam as chances de motos, como a KTM 390 Adventure, virem ao País.