Barreiras de proteção
Na última segunda-feira, 14 de julho, a ViaMobilidade concluiu a instalação das novas barreiras de proteção em todas as 17 estações da Linha 5-Lilás, após autorização da Artesp. A implantação dessas barreiras de segurança teve início em 16 de maio e foi concluída em menos de dois meses.
A instalação das novas barreiras de segurança foi providenciada em razão da morte do passageiro Lourivaldo Nepomuceno, que, no dia 6 de maio, ficou preso entre o trem a plataforma de embarque da Estação Campo Limpo.
A Linha 5-Lilás tem 20,1 km de extensão, 17 estações, ligando Capão Redondo à Chácara Klabin, e é ussada por cerca de 600 mil passageiros nos dias úteis.
Leia também: Linha 5-Lilás: quais estações já contam com barras de segurança nas portas, após acidente?
De acordo com a ViaMobilidade, as barreiras de proteção — chamadas Gap Fillers — foram desenvolvidas pela própria concessionária. Essas barreiras são estruturas poliméricas com alma metálica, fabricadas sob medida para reduzir o vão entre o trem e a plataforma.
Segundo a concessionária, a iniciativa tem como objetivo reforçar a segurança dos passageiros no momento do embarque e desembarque. Ao todo, foram encomendadas 3.500 unidades. As instalações ocorreram durante o período noturno, sem impactar operação dos trens.
Leia também: Posso entrar com mala nos trens do metrô de SP e da CPTM? Saiba o que pode e não pode fazer