Se você é estudante de escola pública ou particular, profissionalizante, técnico ou superior, e tem o cartão de transporte válido desde 2021 ou nunca solicitou, fique atento. Desde 6 de janeiro, a SPTrans abriu o cadastramento para o Bilhete do Estudante 2025. Assim, a iniciativa oferece o benefício de pagar a tarifa do transporte público pela metade, além da garantia de meia entrada em locais de cultura e lazer.
Em primeiro lugar, para obter o Bilhete do Estudante 2025, o aluno deve procurar sua Unidade de Ensino e manifestar seu interesse de utilizá-lo para este ano. Sendo assim, a Instituição de Ensino transmite as informações para o sistema da SPTrans, que valida em até três dias.
Após este prazo, o estudante acessa o site Documento do Estudante e segue o passo a passo.
Para o estudante que não tem o bilhete ativo, o interessado pode solicitar a emissão do cartão à Instituição de Ensino. Após conferir os dados enviados pela Unidade de Ensino, o aluno realiza o cadastro no site e recebe em até 15 dias no endereço cadastrado.
Por fim, com o bilhete em mãos, o estudante faz o desbloqueio no site para recarga e uso. Dessa forma, para este procedimento, a instituição cobra o valor de R$ 35, equivalente a sete tarifas de ônibus vigentes na capital paulista.
Leia também: Bilhete Único, seu cartão corre o risco de ser bloqueado por fraude?
Agora, o estudante que já possui um bilhete ativo e válido a partir de 2021, pode revalidar e não precisa emitir uma nova via. Porém, o cartão deve estar em bom estado de conservação, com foto e dados legíveis. Cartões anteriores a 2020 ou outros anos não são revalidados.
Para cartões válidos desde 2021 ou sem validação, a SPTrans também cobra a mesma taxa de 7 tarifas vigentes, ou seja, R$ 35.
Neste processo de solicitação, o interessado pode acompanhar no site Documento do Estudante. Mais informações, consulte a página do estudante da SPTrans.