BMW G 310RR: mini esportiva será apresentada em julho; conheça

Modelo esportivo terá suspensão invertida e pinça radial, na dianteira. Fotos: Divulgação/BMW Índia
Arthur Caldeira
13/06/2022 - Tempo de leitura: 2 minutos, 32 segundos

A BMW G 310RR, uma versão esportiva da sua moto de entrada, já tem data de lançamento. Após diversas especulações, a mini esportiva será apresentada em 15 de julho, mas, por enquanto, apenas na Índia. No país asiático, inclusive, a pequena RR já está em pré-venda, porém seu preço não foi revelado.

Aguardada versão esportiva da linha G 310, a Baby RR chega ao mercado indiano em julho

Há alguns anos, existem boatos de que a fabricante alemã criaria um modelo esportivo baseado na plataforma monocilíndrica, criada em parceria com a indiana TVS. Até mesmo durante a apresentação da naked G 310R, a pioneira da família, em 2015, o então presidente da BMW Motorrad, Stephan Schaller, deu pistas de que a plataforma daria origem a outras versões.

Em 2017, surgiu a G 310 GS que, assim como a naked R, já é vendida no Brasil. Consultada, a subsidiária brasileira da marca alemã afirmou que “não há confirmação do lançamento do modelo no Brasil, mas a BMW Motorrad sempre está avaliando novos produtos do lineup global”, em referência a G 310RR

Como será a nova G 310RR

Como o lançamento oficial do modelo está marcado para julho, a BMW divulgou apenas alguns vídeos teaser e algumas imagens da G 310RR, mas não revelou detalhes técnicos.

Mesa e semiguidões deverão tornar posição de pilotagem mais esportiva do que nas outras versões

Entretanto, parece óbvio que a pequena esportiva vai usar o mesmo motor de um cilindro, 313 cc e 34 cv de potência máxima, que já equipa as versões naked e trail.

As rodas também aparentam ter o mesmo desenho e medida da G 310R, ou seja, de liga-leve com 17 polegadas de diâmetro. Pelo que se pode notar pelas fotos, o freio também terá disco simples, na dianteira, com pinça de fixação radial.

O conjunto de suspensões terá garfo telescópico invertido, na dianteira, e suspensão monoamortecida, na traseira. Ambos igualmente herdados da G 310 R, mas provavelmente terão um acerto mais esportivo, para se adequar a proposta do novo modelo. 

G 310RR terá rabeta afilada e lanterna em LED

As diferenças aparecem no conjunto óptico duplo e na lanterna de LED que, aliás, lembra bastante a lanterna utilizada na Apache 310 RR da TVS, parceira no desenvolvimento e produção da linha G 310 da BMW.

A posição de pilotagem será nova. Em uma das fotos, nota-se uma mesa de direção esportiva, com dois semi guidões, indicando uma posição mais racing.

O preço da nova BMW G 310RR ainda não foi divulgado, mas provavelmente será maior do que suas irmãs naked e trail. Aqui no Brasil, a G 310R é vendida por R$ 34.990; enquanto a G 310 GS sai por R$ 37.990.

Caso venha para o Brasil, a “Baby RR” deverá custar mais do que isso. Algo em torno de R$ 40 mil.