BYD e CCR testam ônibus elétrico no transporte de passageiros no aeroporto de Goiânia

O modelo D9W, usado no aeroporto internacional da cidade, tem capacidade para até 80 ocupantes. Foto: BYD/Divulgação

31/07/2024 - Tempo de leitura: 1 minuto, 59 segundos

Se não bastasse a estratégia agressiva para lançar automóveis elétricos no Brasil, a BYD está envolvida em projetos com seus ônibus elétricos.

Em parceria com a concessionária CCR Aeroportos, ela iniciou, no início de julho, um período de 60 dias de testes na operação do ônibus D9W para o transporte de passageiros no Aeroporto Internacional de Goiânia (GO).

O veículo, com emissão zero de poluentes e totalmente silencioso, é utilizado para embarque e desembarque de, aproximadamente, mil passageiros por dia.

Ônibus elétrico da BYD tem capacidade para 80 ocupantes

O modelo D9W tem capacidade para 80 ocupantes e a autonomia chega a 250 quilômetros, o que viabiliza o seu funcionamento ao longo de todo o dia sem a necessidade de recarga da bateria, que acontece somente no fim da jornada.

“O D9W é uma ótima opção para traslado em aeroportos, porque apresenta inúmeras vantagens, como emissão zero, alto rendimento, conforto, segurança, acessibilidade”, afirma Bruno Paiva, diretor de vendas de ônibus da BYD.

Segundo Rafael Laranjeira, diretor de operações da CCR, “a iniciativa está alinhada com nossos objetivos de sustentabilidade, unindo eficiência operacional, segurança e conforto aos passageiros, com menos impacto principalmente em dias de chuvas ou de sol forte”.

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A CCR Aeroportos opera 20 aeroportos em quatro países. No Brasil, é responsável por 17: Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu (PR); BH Airport e Pampulha (MG); Goiânia (GO); São Luís e Imperatriz (MA); Navegantes e Joinville (SC); Teresina (PI); Palmas (TO); Petrolina (PE); Pelotas, Uruguaiana e Bagé (RS).

O Aeroporto Internacional de Goiânia é o segundo do portfólio da CCR no Brasil a fazer testes com ônibus elétricos da BYD. A iniciativa começou com o Aeroporto Internacional de Curitiba (PR), em abril passado.

Antes mesmo de importar carros elétricos para o País, a BYD já mantinha uma atividade vigorosa no segmento de ônibus. A empresa chinesa tem uma fábrica de montagem de chassis de ônibus 100% elétricos, em Campinas (SP), e uma unidade no Polo Industrial de Manaus (AM), voltada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio.

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