Em mais um importante movimento para ampliar a estrutura de recarga de carros elétricos no País, a BYD lançou, em evento realizado no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, na última sexta-feira (23), uma uma solução completa de carregadores que trarão ainda mais conveniência aos usuários de automóveis eletrificados.
“A BYD tem como missão incentivar o uso de tecnologias que não poluam. É fundamental investirmos e incentivarmos a melhoria da infraestrutura de carregamento para ampliar o acesso aos carros elétricos”, disse Tyler Li, presidente da BYD Brasil, durante o evento de lançamento dos carregadores que aconteceu no Parque Cândido Portinari, em São Paulo, na sexta-feira (23). “O Brasil é um país de dimensões continentais e devemos espalhar a estrutura de recarga em todas as regiões e os carregadores da BYD vão ajudar a atingir esse objetivo”, acrescentou a executiva.
Entre as novidades estão dois carregadores — o AC (corrente alternada), de 7 Kw/h e 22 Kw/h — e os modelos DC (corrente contínua) de 60 kW, 120 kW, 180kW, além do Grid Zero, de 210 kW, modelo que utiliza a tecnologia das baterias criadas pela própria empresa para ser mais barato, seguro e eficiente. Os novos modelos serão comercializados em duas linhas de mercado: residenciais e públicos.
Seja como for, o Grid Zero, é um modelo de ultra tecnologia que tem um consumo mais equilibrado de energia, aliviando a rede, diferentemente dos outros carregadores rápidos, que absorvem energia de forma muito acentuada. Apesar de conseguir uma velocidade de recarga de 210 kW, ele consome somente 60 kW da rede. No momento em que não estiver sendo usado, o carregador Grid Zero armazena a energia na bateria. Assim, ao carregar um veículo, é usada parte da energia da rede e parte da bateria.
“No Brasil, o maior desafio para o recarregamento rápido é a infraestrutura de rede. Esses produtos chegam para facilitar e ajudar a solucionar esse tipo de problema”, explico Rodrigo Garcia, gerente sênior de P&D da BYD Energy. “Assim, mesmo em locais mais distantes, é possível a instalação de um recarregador ultrarrápido ligado a uma bateria de armazenamento”, esclareceu Garcia.
De acordo com a marca chinesa, a eficiência dos novos carregadores pode ser comprovada por alguns dados. Com um carregador rápido de 60 kW, por exemplo, é possível recarregar a bateria de um BYD Dolphin de 30% até 80% em apenas 30 minutos. Já com o carregador rápido de 150 kW, a bateria de um BYD Seal vai de 30% até 80% em apenas 25 minutos.
Durante o evento, porta-vozes da marca chinesa também falaram sobre a importância dos painéis solares no âmbito do ecossistema de recarga para veculos elétricos. Ainda de acordo com a empresa, a marca já atingiu a marca de 2,3 milhões de módulos fotovoltaicos produzidos no Brasil.
Dentro desse segmento, a companhia passou a oferecer o EPC (Engineering, Procurement and Construction). Ou seja, o desenvolvimento do projeto de grandes usinas solares do início ao fim.
A junção de módulos fotovoltaicos e EPC pretende ampliar a capacidade de geração de energia limpa e trazer soluções de tecnologia para os clientes, ampliando as possibilidades de carregamentos para veículos elétricos.
Na ocasião, a empresa também divulgou que está formalizando parcerias com duas importantes empresas como forma de expandir a infraestrutura recarga no País.
Uma delas é com a Tupinambá, empresa de soluções para carregamento, que, por meio do aplicativo BYD Recharge, trará conveniência a todos os usuários de automóveis eletrificados. Ao baixar o app, o motorista terá acesso a mais de 500 pontos de recarga localizados em todo o território nacional e poderá fazer o pagamento por meio da plataforma.
“Esse adensamento do ecossistema da mobilidade elétrica é muito importante para oferecer segurança e confiança às pessoas que queiram substituir seu veículo a combustão por um modelo a bateria”, comentou Davi Bertoncello, presidente da Tupinambá, no encerramento do evento.
A outra parceira é a Raízen Power, marca dedicada às soluções de energia elétrica renovável da Raízen e licenciada da rede Shell Recharge no Brasil, Argentina e Paraguai. Anunciada recentemente, a aliança entre as empresas irá inaugurar 30 hubs dedicados à recarga elétrica com a solução Shell Recharge em oito capitais do Brasil, com energia 100% limpa e renovável nos próximos três anos.
Ainda segundo a marca chinesa, serão aproximadamente 600 novos pontos de recarga DC, que somam mais 18 MW de potência instalada, em âmbito nacional. Os espaços começarão a ser instalados este ano nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Salvador (BA) e Belém (PA).
As empresas preveem ainda uma oferta competitiva de serviços de recarga para motoristas BYD na rede Shell Recharge e energia renovável para seus concessionários.
Saiba mais sobre descarbonização do setor de transporte no canal Planeta Elétrico