Converse com seu carro | Mobilidade Estadão | Mês da Mobilidade 2022

Buscando sugestões para:


Converse com seu carro

Por: Hairton Ponciano Voz . 24/09/2021

Publicidade

Conteúdo patrocinado por
Mobilidade para quê?

Converse com seu carro

Por meio de comandos de voz, automóveis escutam e executam diversas tarefas, sem que o motorista tenha de desviar sua atenção do caminho

4 minutos, 21 segundos de leitura

24/09/2021

Por: Hairton Ponciano Voz

Volvo XC40 elétrico, recém-lançado no Brasil, incorpora o sistema da Google e traz GPS nativo. Foto: Divulgação Volvo

“Hey, Google”, “Olá, Mercedes”. Cada vez mais, fabricantes de automóveis estão “dando carona” a assistentes virtuais, que conversam com o condutor e ajudam a realizar as mais variadas tarefas. Suas atribuições vão de acionar o ar-condicionado a informar a cotação do dólar e ler o horóscopo, por exemplo, sem que o motorista precise desviar a atenção do caminho ou tirar as mãos do volante. O objetivo é aumentar a segurança e melhorar a interação dos usuários com os carros.

A mais recente novidade nessa área veio a bordo do XC40 Pure Electric, primeiro 100% elétrico da Volvo. O modelo, que acaba de ser lançado no Brasil, inaugura uma parceria entre a fabricante sueca e a Google, por meio da divisão Google Automotive Services.

Com o Google Assistente, basta dizer “Hey, Google” para iniciar a comunicação. É possível definir um destino no Google Maps, tocar música e podcasts e enviar mensagens, tudo por comando de voz. A Volvo informa que o sistema permite até mesmo comunicação com o lar. Desde que a casa esteja adaptada, é possível acionar a iluminação, abrir o portão e ligar o aspirador de pó “robô” de dentro do carro.

Visualização remota

Bluelink agora é capaz até de acionar a ventilação do banco do Creta. Foto: Divulgação Hyundai

A Hyundai também aperfeiçoou seu sistema de conectividade veicular, batizado de Bluelink, que trouxe novidades ao novo Creta. A tecnologia, que já equipa a família HB20 (e permite acionamento do motor e climatização à distância, pelo celular), agora, possibilita que o motorista, mesmo longe do carro, tenha uma visão de todo o entorno do veículo. A intenção é permitir que o usuário veja se o carro está em local seguro, utilizando o sistema Smart Camera 360°, no smartphone.

No veículo, para interagir com o Bluelink, basta acionar um botão no volante e fazer o pedido. Entre as ações possíveis no SUV compacto, dá para ativar a ventilação do banco do motorista e abrir e fechar o vidro da janela. É possível, ainda, enviar mensagens de texto e obter informações sobre o clima, entre outras funcionalidades, tudo por comando de voz. O aplicativo também permite acessar pontos de interesse no mapa e enviá-los do celular para o carro.

Foto: Divulgação Hyundai

A empresa oferece, gratuitamente, o sistema Bluelink, nos seis primeiros meses de uso, para o Creta 2022. Depois disso, a mensalidade é de R$ 29,90, para o pacote básico, ou R$ 49,90, com GPS.

Olá, Mercedes!

Em 2018, a Mercedes-Benz apresentou, na Consumer Electronics Show (CES), maior feira de tecnologia do mundo, em Las Vegas (EUA), o sistema batizado com o estranho nome de MBUX, que significa Mercedes-Benz User Experience. A grande novidade é que ele chegou trazendo inteligência artificial, capacidade de “aprender” com os hábitos do motorista.

O objetivo é que ele se adapte ao usuário, criando uma conexão mais próxima entre o veículo e os ocupantes. O sistema, atualizado automaticamente, é ativado com palavras como “Hey”, “Olá”, “Oi” ou “E aí”, seguidas de “Mercedes”. Estabelecida a comunicação (que também pode ser feita por comandos no volante, na tela central ou pelo touchpad no console), pode-se ajustar o ar-condicionado, escolher a emissora de rádio, selecionar a música e abrir ou fechar a persiana do teto solar, entre outras tarefas.

Uma das funcionalidades é a informação do horóscopo do dia. Para isso, basta informar a data de nascimento ou o signo. Segundo a Mercedes, o sistema “olha para as estrelas”, interpreta os dados e lê a resposta, sem que o motorista tenha de desviar a atenção.

A concorrente BMW também adota tecnologia semelhante, só que por meio da Alexa, da Amazon. Desde 2019, a empresa oferece, no Brasil, a conexão com a assistente virtual. O dispositivo oferece experiências interativas por comando de voz, incluindo acesso a mais de mil skills (habilidades), como informações e jogos. É possível ter acesso a notícias, realizar lista de compras, agendar compromissos, pedir a previsão do tempo e interagir com perguntas do tipo: “Alexa, vai chover hoje?”, “Alexa, vamos jogar um jogo?” ou, ainda, “Alexa, me conta uma piada!” Também dá para saber quando será o próximo feriado e a cotação do dólar. E, como a concorrente Google, igualmente, é possível acionar dispositivos de casas inteligentes remotamente, desde que conectados ao mesmo sistema.

Para ter acesso aos serviços disponíveis na Amazon Alexa, o motorista deve entrar na área Connected Drive, no menu, selecionar a tecla Option, do iDrive, e escolher Atualizar os Serviços. Para utilizar a Alexa, basta pressionar o botão de voz, no volante, e iniciar a conversa.

Afora o serviço da Amazon, a marca dispõe, também, do BMW Connected Drive, assistente que possibilita serviços como chamada de emergência e acesso ao BMW Online, que engloba portal de notícias e clima. Uma coisa é certa: com tanta interação, ninguém mais vai ficar sozinho no carro. Mesmo se não houver nenhum passageiro ao lado.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login