Cadeirinhas para bicicletas traseiras costumam ter vida útil maior compara as dianteiras. Foto: beeboys/Adobe Stock
Para escolher a cadeirinha para bicicleta ideal, os pais devem levar em consideração fatores como a localização onde a prática será feita e o entorno onde a família vive. Além disso, existem duas opções principais de equipamentos disponíveis no mercado, a dianteira e traseira. Para os mais sofisticados, é possível instalar reboque de transporte de crianças, o que pode trazer mais segurança.
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Conforme a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas, Aliança Bike, a cadeirinha traseira costuma ter peso limite de 25 kg. Para os pais ou responsáveis que vão pilotar o modal, essa opção tende a ser mais confortável. Isso porque as cadeirinhas dianteiras atrapalham a movimentação das pernas ao pedalar.
Entretanto, os modelos que vão na rente facilitam o trato com a criança, principalmente se ela for bastante nova, e garantem maior equilíbrio. Somado a isso, a criança terá uma experiência diferenciada, pois poderá observar o caminho. Além disso, essa opção oferece a possibilidade de instalar duas cadeirinhas na mesma bicicleta. Porém, a criança fica mais exposta ao vento e a vida útil das cadeirinhas dianteiras tende ser menor, pois suportam até 15 kg.
Cadeirinhas dianteiras: de 9 a 15 kg, transporte de crianças de 12 meses até 3 anos
Cadeirinhas traseiras: de 9 a 22 kg, transporte de crianças de 12 meses até 5 anos
Gestor de Marketing da Thule, empresa produtora de cadeirinha para bicicleta, Giuliano Bertazzolo explica que o principal fator a se considerar é a idade da criança. Isso porque, segundo ele, quando bebês, podem se machucar com o balanço da pedalada.
A criança só deve ser colocada em uma cadeirinha quando já tiver firmeza necessária no pescoço. “Normalmente a gente pede para que os pais consultem o pediatra porque cada um desenvolve diferente. Mas numa média, a partir de 9 meses”, ele explica.
Além disso, a Polisports, loja especializada em acessórios para bicicletas off-road, acrescenta que os pais também devem considerar o modelo da bicicleta, além de segurança do produto e o conforto.
“Existem muitas cadeirinhas no mercado brasileiro que, às vezes, tem parafusos com rebarba”, exemplifica Giuliano. De acordo com o gestor, os pais devem optar por materiais livre de PVC e com design sem pontas.
Por fim, a Aliança Bike reforça que, além da cadeirinha, os pais precisam investir em um bom capacete para as crianças.
No catálogo da Polisport, existem duas opções:
Modelos importados: de R$ 499,90 a R$ 649,90
Modelos nacionais: de R$ 349,90 a R$ 429,90
Conforme a empresa, o diferencial dos valores se dá pelo design e se são cadeirinhas traseiras ou dianteiras. Já na Thule, existem 9 opções, todas com garantia de 10 anos.
Traseiras: de R$ 1.299 a R$ 2.749
Dianteiras: de R$ 1.299 a R$ 1.499
Além das tradicionais cadeirinhas, a própria Aliança Bike recomenda aos pais considerarem os reboques. Esses modelos são conectados na traseira na bicicleta, e costumam funcionar como triciclos. A depender do tamanho escolhido, duas crianças podem ser carregadas no equipamento.
Segundo Giuliano, a Thule produz modelos de reboques, chamados de trailer. Ele explica que a principal vantagem da opção é a proteção contra a chuva e sol. Além disso, ele pontua que, em caso de queda do piloto da bicicleta, o trailer não tomba. Apesar disso, o equipamento ocupa mais espaço.
Os reboques da Thule com dois assentos custam de R$ 3.599 a R$ 6.199, A opção mais cara pode transportar crianças, animais ou cargas.
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