China desenvolve trem que pode chegar a até 4 mil km por hora

Nos testes, trem chegou a 623 km/h. Foto: CASIC.
Redação Mobilidade
11/05/2024 - Tempo de leitura: 2 minutos, 6 segundos

A China está desenvolvendo um trem que pode chegar a até 4 mil km/h. O HyperFlight terá uma velocidade supersônica. Afinal, uma tecnologia de levitação magnética em tubos de baixo vácuo está em testes para permitir essa novidade de forma segura.

Em fevereiro, o trem passou por um período de testes e operou de forma estável por um tubo de baixo vácuo de dois quilômetros. Porém, nesta etapa, a velocidade chegou a 623 km/h. Ainda assim, o número supera os trens mais rápidos em serviço atualmente.

De acordo com a Aerospace Science and Industry Corporation (CASIC), estatal responsável pelo projeto, um último teste superou a velocidade divulgada. Assim, o trem será o mais rápido do mundo, quando estiver em operação.

Para chegar a essa velocidade, o trem utiliza a tecnologia maglev, ou seja, levitação magnética. Na prática, forças magnéticas conseguem suspender, guiar e mover o trem sem contato com o solo. Com isso, o sistema elimina a necessidade de rodas e freios, diminuindo o atrito.

Para reduzir o atrito, o mais recente trem maglev é suspenso. Ao todo, são três tipos de imã em um tubo de baixo vácuo, para que o trem possa “voar”. A velocidade pode superar o que um avião alcançaria.

Desafios do projeto

Embora o projeto tenha muitas vantagens, também existem desafios. Por exemplo, a construção de uma infraestrutura para comportar o trem, assim como uma demanda alta por energia.

Os custos são cerca de cinco vezes maiores do que os de uma ferrovia convencional, por exemplo. É o que aponta o especialista em ferrovias do Reino Unido, Professor Andrew McNaughton, em entrevista às mídias locais.

Por fim, o volume de pessoas pode ser insuficiente para justificar os custos. A menos que sejam duas grandes cidades.

Além disso, o ruído pode ser um problema que teria como solução a criação de túneis e barreiras acústicas. Portanto, além dos custos com a construção da infraestrutura, o investimento também teria que incluir a preocupação com os impactos sonoros nas comunidades próximas.

Embora o trem tenha capacidade de alcançar até 4 mil km/h, as projeções consideram pouco mais de 600 km/h. Para se ter uma ideia, a aeronave tripulada mais rápida da história foi o avião SR-71 Blackbird, lançado em 1976, que chegou a 3.529,6 km/h.