A ciclofaixa construída no meio da estrada fica no município de Canto do Buriti, a 400 quilômetros de Teresina, capital do estado do Piauí. O trecho construído como uma rota alternativa permite que veículos não precisem passar por dentro do território urbano para cruzar a região. Segundo especialistas, a infraestrutura é um dos principais fatores para a segurança de ciclistas.
Mas não é isso que vê no vídeo gravado por um motorista de caminhão anônimo, que mostra uma ciclofaixa separando duas pistas de alta velocidade. O trajeto não possui nenhuma barreira física de segurança. O registro chamou a atenção da internet. Nas redes sociais, os internautas apelidaram a rota de “ciclovia da morte”.
De acordo com nota publicada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI), a rodovia ainda está em obras. O texto também explica que a relocação da ciclofaixa é a próxima etapa da reforma.
“O órgão reitera que a intervenção é positiva para a mobilidade urbana e contribui de forma significativa para a fluidez do trânsito, já que toda a região é rota do tráfego de veículos de carga”, afirmam.