Segunda edição do Parque da Mobilidade Urbana começa nesta quinta-feira (22)

Uma das principais características do PMU é oferecer atividades interativas ao público. Foto: Divulgação PMU

21/06/2023 - Tempo de leitura: 4 minutos, 21 segundos

A qualidade de vida nas cidades é influenciada por várias dimensões estruturais, principalmente pela realidade da mobilidade urbana. Para superar desafios cotidianos do setor, é necessária uma boa interação entre todos os atores da esfera social em prol do desenvolvimento de iniciativas relevantes que atendam às demandas da população.

Para refletir, discutir e propor caminhos favoráveis para o futuro promissor da mobilidade urbana, a plataforma Connected Smart Cities e o Mobilidade Estadão iniciam, a partir desta quinta-feira, 22 de junho, a segunda edição do Parque da Mobilidade Urbana (PMU), no Complexo Esportivo do Pacaembu, em São Paulo.

O Parque da Mobilidade Urbana é o maior evento do segmento da América Latina e tem o objetivo de reunir organizações, profissionais e pessoas interessados no desenvolvimento da mobilidade urbana sustentável, disruptiva e inclusiva. A iniciativa abrange vários atores que fazem parte desse ecossistema e permite que a questão seja abordada por diversas esferas do âmbito social, econômico e ambiental.

Participam e fazem parte do PMU diferentes entes que transformam a mobilidade nas cidades brasileiras, incluindo: poder público, fabricantes de veículos, micromodais, startups diversas, companhias de sistemas de transporte público de massa e particular, mobilidade elétrica, seguradoras, consultorias, fabricantes de ônibus, empresas ligadas à infraestrutura, empresas de serviço e muito mais.

Atrações do evento

Neste ano, além da abertura oficial, o PMU terá uma programação de conteúdo composta por 24 painéis temáticos; 150 palestrantes; mais de 20 patrocinadores e expositores; entrevistas; experiências demonstrativas de produtos, serviços e tecnologias diversas, incluindo test drives de carros elétricos, test rides de bicicletas e patinetes, ações interativas de realidade virtual e inteligência artificial, espaços de convivência e muito mais.

O evento também contará com aplicativo exclusivo de mobilidade urbana, idealizado para a plataforma Connected Smart Cities, com possibilidade de locação de veículos para deslocamento ao evento e também para agendamento de tests drive no evento.

O PMU terá oito trilhas temáticas, com palestras e mesas redondas (confira no quadro abaixo). Além disso, haverá espaço exclusivo para os visitantes participarem de diversas ações interativas de imersão no universo da mobilidade urbana. Com base em uma  inscrição prévia e gratuita, os participantes poderão experimentar test drive de veículos do grupo automotivo Stellantis, enquanto astartup Ucorp apresentará um novo app de simulações onboard de carros elétricos.

Também estão previstos test drives com carros elétricos da Stellantis. Foto: Divulgação PMU

O público também poderá ter experiências lúdicas com bicicletas, guiadas pelas startups Quero Pedalar e Pedal VR, e experimentar circuitos exclusivos para o uso de bikes e patinetes.

Haverá ainda exposição de ônibus elétricos e apresentação do projeto Rádio Ônibus, a primeira rádio móvel do Brasil e do mundo com o papel de transmitir informações e curiosidades sobre o universo do transporte coletivo. Dentro do ônibus, os visitantes poderão acompanhar também entrevistas com palestrantes e patrocinadores do evento.

Para refletir e compreender a questão da mobilidade urbana, os visitantes poderão ainda acompanhar a exibição de filmes educativos. O público poderá também conhecer o programa Despoluir, que incentiva melhorias na qualidade de vida e práticas ambientalmente responsáveis no segmento de transporte público. Além de apreciar a exposição Calçada SP, que estimula reflexões sobre a relevância de uma ocupação harmônica da cidade e o reconhecimento da importância da mobilidade ativa para a qualidade de vida nos grandes centros urbanos.

Confira as 8 trilhas temáticas do PMU

– Transporte Público
– Indústria da Mobilidade
– Logística Urbana Inteligente e Frotas Conectadas
– Planejamento de Mobilidade Urbana nas Cidades
– Tecnologia e Inovação
– Segurança no Trânsito, nas Ruas e Inclusão
– Mobilidade Ativa e Mobilidade Compartilhada
– Tendências, Mobilidade Aérea Urbana e Drones

Prêmio Parque da Mobilidade Urbana

No dia 23 de junho (sexta-feira), a partir das 17h, serão anunciados os vencedores da premiação que reconhece projetos e profissionais que contribuem para o avanço do ecossistema de mobilidade nacional. O levantamento e os critérios de seleção dos premiados consideraram oito categorias de avaliação.

Aberto ao público

No sábado (24/6), último dia do PMU, entre 10h e 16h, o público em geral terá livre acesso a todas as atividades presentes no Pavilhão Pacaembu de forma gratuita.

Na ocasião, também serão oferecidas oficinas interativas e brincadeiras, como os jogos de bicicleta, momentos para a criação de desenhos para incentivar o público infantil a pensar nos conceitos de cidade e mobilidade urbana, de acordo com as suas realidades. As crianças também terão acesso a um circuito exclusivo de bikes infantis.

PMU 2023

Parque da Mobilidade Urbana 2023    
Local: Complexo Esportivo do Pacaembu – Pavilhão Pacaembu, São Paulo  
Quando: de 22 a 24 de junho de 2023         
Para mais informações e inscrições: parquedamobilidadeurbana.com.br