Competição de veículos elétricos movidos a hidrogênio ocorre na quinta-feira, 3 de agosto

Competição estudantil testa veículos movidos à hidrogênio. Foto: Divulgação
Redação Mobilidade
02/08/2023 - Tempo de leitura: 1 minuto, 22 segundos

A segunda edição da competição SAE BRASIL & Ballard Student H2 Challenge acontece entre os dias 03 a 06 de agosto, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em São Paulo. Dez equipes de cinco Estados brasileiros irão competir com quatro protótipos Fórmula SAE e seis bajas (veículos off-road).

Visto como uma solução alternativa para a geração de energia, o hidrogênio promete uma revolução na eletromobilidade. Para a competição, a SAE BRASIL ofereceu cursos online gratuitos a todas as equipes para preparar os estudantes sobre as tecnologias do hidrogênio e célula a combustível.

A edição deste ano contará com quatro das equipes representando as universidades paulistas. Estudantes do Ceará, Rio de Janeiro e Bahia também participarão da competição em duas categorias.

Para a categoria “Junior”, as estreantes Kariri, da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e LHMT da Universidade Federal do Ceará (UFC) estão aptar a competir. As equipes de Kratos H2, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Sertãozinho e Hybrid Fórmula da Universidade Federal de Lavras (MG) também.

Já na categoria “Sênior”, que competem desde 2020, os vencedores do último ano voltaram. A Unicamp Baja SAE (Universidade Federal de Campinas) venceu a 1ª competição no ECPA, em 2022.

Além dela, a Mauá Racing H2 (Instituto Mauá de Tecnologia), que ficou em 2º lugar, e a UFABC Challenger Racing Team (Universidade Federal do ABC), que terminou em 3º. A Minerva Baja (Universidade Federal do Rio de Janeiro – Politécnica), TEC H2-Racing (Senai-Cimatec) e Cheetah H2 Racing (Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) completam os competidores.