Economia de combustível: confira 10 dicas de um especialista em frotas para gastar menos

Uso de tecnologias de gestão ajudam a economizar combustível reduzindo os gastos em até 30%. Foto: Adobe Stock

Há 4 dias - Tempo de leitura: 4 minutos, 38 segundos

Com a aproximação do Carnaval no calendário, e o consequente aumento expressivo de passageiros viajando pelo Brasil, quem trabalha com frotas de ônibus precisa estar atento para se manter competitivo. Para isso, é necessário ser eficiente em todos os gastos, inclusive na hora de economizar combustível. 

Leia também: Conheça as rodovias mais perigosas para roubo de cargas do Brasil

Contudo, essa tarefa não é simples. Afinal, para garantir a melhor economia, o especialista em logística de frotas, Paulo Guimarães, dá 10 dicas de como reduzir os custos com o combustível. 

A princípio, Guimarães, CEO da MaxiFrota, ressalta a importância de manter os veículos em excelente estado de manutenção. Este é o primeiro passo para uma gestão eficiente, de acordo com ele. Já que, a manutenção preventiva ajuda a lidar com o maior fluxo de viagens e vira essencial para manter os custos sob controle.

Confira 10 dicas do CEO para economizar combustível

1) Monitoramento do consumo de combustível

“Acompanhar o consumo de combustível de cada veículo permite identificar padrões e anomalias”, diz Guimarães. Para isso, ele indica a contratação de softwares de combustível, com capacidade de automatizar as análises e registrar os dados em tempo real. Desta forma, o gestor consegue identificar quais veículos estão gastando mais do que deveriam e, consequentemente, economizar combustível.  

“Com essas informações, gestores podem ter uma visão geral e também específica por veículo. Assim, conseguem tomar decisões mais assertivas para melhorar a economia, como, por exemplo, realizar campanhas de conscientização com motoristas e redefinir rotas.”

2) Planejamento de rotas

“Roteirização é fundamental para evitar congestionamentos e escolher trajetos mais curtos e econômicos”, pontua o especialista. Para isso, ele cita os sistemas de gestão integrados com GPS que ajudam a calcular rotas ideais, que consideram o tráfego em tempo real. “Cinquenta ações não superam um único bom planejamento. Ele é capaz de economizar tempo, recursos e evitar erros”, complementa o CEO. 

3) Comparação de preços de combustível

“Comparar preços em diferentes postos ao longo da rota e abastecer nos locais com valores mais competitivos pode resultar em economia”, acrescenta Guimarães. Conforme o técnico, existem tecnologias que permitem localizar os postos com os melhores preços de combustível e monitorar o consumo fora dos padrões definidos pelo gestor, restringindo transações indevidas. 

4) Treinamento de motoristas

Conforme o CEO, a condução eficiente — com acelerações suaves, frenagens graduais e velocidades constantes — reduz significativamente o consumo de combustível. “Sistemas de monitoramento veicular dão feedbacks sobre o estilo de direção de cada motorista, facilitando a criação de programas de treinamento personalizados que promovem uma cultura de direção de alto desempenho, econômica e eficiente”, pontua.

5) Manutenção preventiva em dia

Para garantir a durabilidade dos componentes dos veículos e garantir um consumo eficiente do combustível, é essencial garantir a manutenção preventiva. Ou seja, pneus calibrados, motores revisados e alinhamento correto.

“Um pneu com pressão inadequada, por exemplo, pode aumentar o consumo em até 10%, além de acelerar o desgaste, enquanto um motor fora de ponto ou mal regulado exige mais combustível para realizar o mesmo trabalho”, explica Guimarães.

Conforme o especialista, softwares de gestão de frotas se tornam aliados para economizar combustível já que permitem agendar automaticamente revisões com base em dados como quilometragem, histórico de uso e alerta de manutenção. 

“Essas ferramentas garantem que os veículos estejam sempre em condições ideais de operação, prevenindo falhas mecânicas, reduzindo o consumo excessivo de combustível e aumentando a eficiência geral da frota”, conclue o CEO.

6) Controle o peso e a aerodinâmica dos veículos

Evitar cargas excessivas e desnecessárias é uma maneira simples de economizar combustível, aponta Guimarães. Para isso, é necessário que o gestor planeje o peso da carga e distribua de forma equilibrada para otimizar o desempenho dos veículos e reduzir o esforço do motor.

7) Sistemas de monitoramento veicular

De acordo com o CEO, o uso de ferramentas como sensores e câmeras tornam o controle da frota mais preciso. “Isso significa que os gestores podem identificar rapidamente desvios de rota, prever atrasos, otimizar o desempenho da frota e até mesmo detectar comportamentos inadequados na condução, como excesso de velocidade ou frenagens bruscas”, explica Guimarães.

8) Uso do ar-condicionado

Para Guimarães, o uso do ar-condicionado deve ser limitado em velocidades baixas, como em trajetos urbanos. “Nessas situações, manter as janelas abertas é mais econômico”, pontua ele. Já em rodovias, o ar-condicionado é preferível, já que janelas abertas aumentam a resistência ao vento e o consumo de combustível.

9) Desligue o motor em paradas prolongadas

Deixar o motor ligado em paradas de mais de 5 minutos consome combustível desnecessariamente, pontua o especialista. “Sistemas de “start-stop” em veículos modernos ajudam automaticamente, mas, para veículos sem esse recurso, desligar o motor manualmente é uma boa prática para economizar”, conta ele.  

10) Investimento em tecnologia para gerenciar o combustível

Por fim, Paulo Guimarães acredita que sistemas avançados de gestão de combustível podem ser o segredo para acabar com desperdícios. Soluções tecnológicas podem reduzir os custos com combustível em até 30%, ele afirma.

Leia também: Inteligência artificial auxilia a reduzir custos operacionais em grandes frotas comerciais