Confira alguns temas que serão debatidos no Summit Mobilidade

Eletrificação será um dos temas do Summit. Saiba mais em: summitmobilidade.estadao.com.br. Foto: Getty Images

19/04/2023 - Tempo de leitura: 1 minuto, 44 segundos

Quem atua ou estuda o ecossistema de mobilidade está convidado a participar do Summit Mobilidade 2023. Diferentemente de outras edições, desta vez, as discussões foram concentradas em um dia só, com início às 9h e término às 18h. Confira alguns assuntos que serão debatidos.

Descarbonização dos meios de transporte

Um dos grandes temas da atualidade é como reduzir as emissões de gases. A descarbonização já é meta, com data para ser concluída, em diversos países do mundo. Montadoras se empenham em melhorar as
tecnologias existentes e em encontrar outras. Carros, ônibus, motos e caminhões movidos a energia elétrica já são realidade em termos de tecnologia, mas ainda há em muitos locais, como no Brasil, gargalos de infraestrutura. Quais são os desafios e as soluções para a descarbonização dos meios de transporte e os impactos (positivos e negativos) que esse processo pode trazer.

Infraestrutura de mobilidade

Do corredor de ônibus aos postos de recarga, o que falta para o Brasil dar um salto de qualidade? Nesse painel, o objetivo é debater e buscar soluções dos principais problemas de infraestrutura de mobilidade do País.

Financiamento no transporte em tempos de crise

A pandemia escancarou o que o setor já discutia há tempos: é preciso buscar novas fontes de financiamento para o transporte público, que não se sustenta mais apenas com as tarifas pagas pelos usuários. A pandemia passou, mas o volume de passageiros não voltou aos níveis anteriores, até em função do novo comportamento da população e dos setores econômicos.

Mobilidade além do asfalto

Novos modais para acelerar a transformação do País e das cidades. Dos livros, filmes e desenhos de ficção científica para a realidade, o que pode de fato transformar a qualidade de vida na área de mobilidade? Do sonho do hyperloop à realidade do BRT, passando pelo eVTOL e o trem-bala, em quais modais devem ser concentrados os investimentos e o tempo de quem se ocupa em pensar a mobilidade no Brasil?