Confira as cidades com o melhor transporte público do Brasil

Ranking leva em consideração a proporção entre carros e ônibus e a idade média da frota dos meios de transporte público. Foto: Divulgação / SPTrans.

13/02/2024 - Tempo de leitura: 2 minutos, 12 segundos

O melhor transporte público do Brasil está em São Paulo. É o que mostra o Ranking Connected Smart Cities. Desde 2015, a Connected Smart Cities, da consultoria Urban Systems, realiza o levantamento para mapear os municípios brasileiros em diversos aspectos. Entre eles, a mobilidade urbana.

Para chegar a este resultado, o ranking leva em consideração diversos critérios. Por exemplo, a proporção entre carros e ônibus e a idade média da frota dos meios de transporte público.

Além disso, o estudo também considera o número de ônibus por habitante, as opções existentes para meios de transporte e a dimensão das ciclovias. A acessibilidade também é um ponto importante para a classificação.

Por fim, os aeroportos e voos para outras cidades também são considerados. Do mesmo modo, o transporte rodoviário, de modo geral, também entra na conta na hora de definir os melhores municípios.

Confira o ranking mais recente, divulgado em 2023:

  1. São Paulo – SP
  2. Florianópolis – SC
  3. Santana de Parnaíba – SP
  4. Balneário Camboriú – SC
  5. Joinville – SC
  6. Itajaí – SC
  7. Brasília – DF
  8. Campinas – SP
  9. Santos – SP
  10. Blumenau – SC

Os principais destaques de São Paulo estão no bilhete eletrônico no transporte público, 3 opções de aeroportos com voos regulares dentro de um raio de 100 km e semáforos inteligentes. Além disso, são mais de 13,5 mil ônibus na frota do transporte público em corredores e faixas exclusivos em 720 km de extensão.

Mesmo com melhor transporte público, São Paulo está quase parando

Embora a capital paulista tenha sido um destaque no ranking, o trânsito da capital ainda é um desafio. Afinal, o índice de lentidão na cidade em dias úteis chegou a 155 km de congestionamentos em 2023, superando os 97 km de 2022.

Neste contexto, especialistas apontam que ainda faltam iniciativas para enfrentar este problema. “Muitos dos problemas que enfrentamos atualmente poderiam ter sido evitados se, durante a pandemia, a cidade tivesse investido em espaços para o transporte público, ampliado as faixas exclusivas de ônibus e seus corredores e incentivado mais a mobilidade ativa. Assim, as cidades induziriam a um uso menor do carro. Mas não foi o que aconteceu”, diz Sergio Avelleda, fundador da Urucuia Inteligência em Mobilidade Urbana e coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana no Laboratório de Cidades Arq. Futuro, do Insper.

Ainda assim, o transporte público perdeu passageiros. O grande vilão foi a pandemia, que resultou na redução do número de pessoas que utilizam ônibus, trens e metrô na capital, contribuindo para ainda mais carros na rua.