O Global Bicycle Index reúne as melhores cidades do mundo para andar de bicicleta. Em primeiro lugar, está uma cidade na Holanda, mas não é a famosa Amsterdã. Trata-se de Utrecht, um município que fica a cerca de uma hora de carro da capital. Porém, Amsterdã não está muito longe e ocupa o quinto lugar.
Em segundo lugar, está Münster (Alemanha), seguido pela Antuérpia (Bélgica), Copenhague (Dinamarca) e Amsterdã. Depois, está Malmö (Suécia), Hangzhou (China), Bern (Suíça), Bremen (Alemanha) e Hannover (Alemanha).
Assim, a Alemanha aparece três vezes no top 10 de melhores lugares para andar de bike no mundo, segundo o ranking de 2022. Assim, é considerado um dos países com melhor estrutura para ciclistas no mundo todo.
Embora o Brasil esteja no ranking de melhores cidades do mundo para andar de bike, São Paulo está na 76ª posição dentre as 90. Outros países da América do Sul também aparecem na lista, como Buenos Aires (Argentina), em 83º lugar, Medellín – 89º, Bogotá – 81º e Cali – 82º (Colômbia) e Santiago – 58º (Chile).
Ainda que o país não esteja no top 10, o Brasil tem mais de 4 mil km de ciclovias e ciclofaixas. Somente as capitais reúnem 4.166 km de trajetos exclusivos para ciclistas.
De acordo com um estudo divulgado pela Environmental Health Perspectives, do Instituto Nacional de Ciências de Saúde Ambiental, para cada dólar investido em ciclovias, são economizados até U$ 24. Segundo o estudo, quanto mais pessoas andam de bicicleta, maior a redução de custos de cuidados de saúde.
De acordo com dados da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas, o ranking das dez cidades brasileiras com a melhor estrutura considera para bikes o total de quilômetros de vias. Além disso, analisa também os valores anuais de investimentos no setor. Confira:
Segundo a associação, a malha de ciclovias e ciclofaixas nas capitais cresceu 4%, passando de 4.196 km em 2022 para 4.365 km em 2023. Ou seja, um acréscimo de 169 km no período de um ano.
Assim, em média, cada uma das capitais brasileiras possui 161,7 km de ciclovias e ciclofaixas em 2023. “A construção de mais ciclovias e ciclofaixas é um ponto fundamental no incentivo à mobilidade e mostra o interesse dos municípios em trazer soluções para os deslocamentos urbanos”, comenta André Ribeiro, vice-presidente da Aliança Bike.
“Oferecer segurança e local apropriado ao uso da bicicleta pode trazer mudanças positivas gigantescas no dia a dia das pessoas e das cidades, contribuindo em vários aspectos. Que esse viés de alta se mantenha e que avance em todos os municípios brasileiros”, afirma André.