Coreia do Sul inaugura primeiros ônibus autônomos noturnos

Rota do ônibus autônomo está em processo de expansão até a estação Cheongnyangni, quando pronta, totalizará 13,2 km de trajeto completo. Foto: Divulgação/Governo de Seul

31/01/2024 - Tempo de leitura: 2 minutos, 6 segundos

Em Seul, na Coreia do Sul, a primeira frota de ônibus autônomos com funcionamento noturno já está em operação. O modelo não é o primeiro ônibus autônomo do País. Em 2022, uma linha foi inaugurada para percorrer um pequeno trajeto no centro da capital sul-coreana.

O serviço de ônibus noturno funcionará das 23h30 às 5h10, percorrendo uma faixa de ônibus específica entre as estações Hapjeong e Dongdaemun, com cerca de 9,8 km. Os ônibus autônomos operam de maneira gratuita, com uso do cartão de transporte que os moradores já possuem.

De acordo com o Governo Metropolitano de Seul (SMG), o Seoul Autonomous Night Bus A21 (ou ônibus noturno autônomo de Seul A21, em tradução livre) deve tornar as viagens noturnas muito mais fáceis para os cidadãos, usando tecnologia e veículos de direção autônomos.

Desde o lançamento, em dezembro do ano passado, os ônibus autônomos estão em fase de teste, com serviços gratuitos. Ainda assim, os passageiros devem passar o cartão de transporte para validação e transferência de veículo, quando necessário.

A cidade planeia mudar para um serviço pago no primeiro semestre deste ano, após um processo de estabilização. Neste período, o percurso também tem sido estendido até a Estação Cheongnyangni, quando, então, totalizará um trajeto de 13,2 km.

“Com os resultados da operação, a cidade estabelecerá rotas regulares de ônibus autônomos de longa distância ligando a periferia da cidade ao centro da cidade, transportando pessoas 24 horas por dia, 7 dias por semana”, afirmam no documento oficial de divulgação.

Ônibus noturno em São Paulo

Em São Paulo, 150 linhas de ônibus (não autônomos ainda, claro) operam da meia-noite às 4h, horário em que serviços como o metrô não estão em operação. De acordo com a SPTrans, que gerencia o sistema de transporte na cidade, os principais trajetos estão cobertos. Desta forma, é possível fazer de ônibus os percursos do metrô, quando as estações se fecham.

Além disso, alguns bairros mais distantes do centro também entram na lista de locais atendidos pelo serviço. Ainda segundo a SPTrans, as principais atividades noturnas da cidade estão cobertas. Os ônibus noturnos aceitam os meios de pagamento convencionais (cartão e dinheiro) e também oferecem integração.

Leia também: Ônibus noturno: veja como se deslocar por SP durante a madrugada