Nas estações da CPTM, é possível guardar a bike de forma gratuita e seguir viagem. Assim, quem opta pela mobilidade ativa consegue integrar os modais. Afinal, é possível ir para uma estação de trem pedalando e embarcar por apenas R$ 5, que é o valor da tarifa vigente.
Atualmente, a CPTM disponibiliza um total de 20 bicicletários ao lado das estações. Nestes espaços, juntos, são quase 6 mil vagas. De acordo com a companhia, os espaços são equipados com iluminação adequada, piso de concreto e medidas de segurança para controlar o acesso. Em 2023, um total de 783.826 passageiros fizeram uso desses bicicletários, o que representa uma média de 65.300 bicicletas guardadas por mês.
Para utilizar os bicicletários, o ciclista precisa fazer um cadastro. Assim, deve apresentar o RG e trazer o próprio cadeado e corrente para prender a bicicleta.
Todos os bicicletários da CPTM são gratuitos e funcionam durante todo o horário comercial, de segunda a domingo, das 4h à meia-noite. Há também dois administrados pela iniciativa privada, localizados em Santo André e Mauá, estações da Linha 10-Turquesa, que oferecem vagas adicionais.
Além disso, é permitido embarcar com bicicleta nos trens da CPTM das 10h às 16h e após as 21h, de segunda a sexta-feira. Já aos sábados, domingos e feriados, o acesso é livre durante o dia todo. As regras de uso estão disponíveis no site oficial da CPTM.
Além dos bicicletários, a CPTM disponibiliza paraciclos em algumas estações. Assim, os ciclistas conseguem estacionar as bicicletas nas proximidades das estações, de forma segura.
Além dos bicicletários já em operação, estão em andamento obras para a implantação de novos nas estações Engenheiro Manoel Feio e Aracaré da CPTM. Por sua vez, na estação Guaianases, o bicicletário está em fase de preparação de edital para a contratação das obras de implantação.
Segundo a CPTM, existe ainda o projeto de reconstrução da estação Itaquaquecetuba, que também prevê um espaço destinado as bicicletas.
Nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trem, administradas pela ViaMobilidade, existem bicicletários em 16 estações. Neste caso, as bikes poderão ficar estacionadas no espaço por no máximo quatro dias. O uso também é gratuito e mediante cadastro. Confira as regras aqui.