Como e quando pode entrar de bike nos trens da CPTM e metrô? | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Como e quando pode entrar de bike nos trens da CPTM e metrô?

Por: Redação Mobilidade . 20/12/2023
Mobilidade para quê?

Como e quando pode entrar de bike nos trens da CPTM e metrô?

Ciclistas devem seguir algumas regras e horários para embarcar com segurança

2 minutos, 23 segundos de leitura

20/12/2023

Por: Redação Mobilidade

O embarque é livre apenas no último carro (vagão), deixando os passageiros entrarem ou saírem primeiro. Foto: Getty Images.

Em São Paulo, é possível embarcar com uma bicicleta nos trens. A regra é válida tanto para o Metrô, quanto para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Além disso, as linhas sob concessão também permitem o embarque com bicicletas. São elas as linhas 4-Amarela (ViaQuatro), 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda (ViaMobilidade).

Em todos os casos, os ciclistas devem seguir algumas regras para embarcar com segurança. Além disso, existem horários em que o embarque é permitido e outra faixa horária em que é proibido entrar com a bike no trem.

Até mesmo bicicletas elétricas ou dobráveis podem ser transportadas. Porém, todas devem estar limpas, sem barro, lama ou graxa.

Outra regra é que menores de 12 anos com bicicletas precisam estar acompanhados pelos pais ou responsáveis. Em todos os casos, a bike precisa ficar antes da faixa amarela da plataforma, assim como os passageiros.

O embarque é livre apenas no último carro (vagão), deixando os passageiros entrarem ou saírem primeiro. Assim, a viagem de todos fica mais confortável.

Quando a bicicleta é bem-vinda?

De segunda a sexta-feira, é possível embarcar com a bike entre 10h e 16h, e das 21h até o fim da operação. Aos sábados, domingos e feriados, o embarque é livre durante todo o funcionamento do sistema.

Já a bicicleta dobrável é permitida nos trens em qualquer horário. Porém, deve estar embalada em uma capa/bolsa protetora e seu volume não pode ultrapassar a medida de 150x60x30cm.

O máximo é de quatro bicicletas por trem, sempre no último carro. Portanto, se perceber que já existe o número máximo de bikes no vagão que quer embarcar, aguarde o próximo trem.

Além disso, o ciclista paga a passagem para embarcar. Porém, precisa avisar um funcionário para a liberação do bloqueio para que a bike passe de forma mais prática.

Caso haja algum dano causado aos demais passageiros ou ao trem, a responsabilidade é do ciclista. Deste modo, tomar cuidado nunca é demais.

Além disso, nas áreas internas das estações, o ciclista deve sempre conduzir a bicicleta ao lado do corpo. É proibido pedalar nas dependências da estação ou do trem.

Outra regra é nunca transportar a bicicleta nos elevadores. Para o maior conforto e segurança dos passageiros, o ciclista deve subir ou descer com a bike pela escada fixa.

Em alguns casos, existem canaletas ao lado das escadas para auxiliar o ciclista. Como é o caso da Estação Vila Olímpia da Linha 9-Esmeralda, por exemplo.

Por fim, em caso de situações de grande fluxo, como grandes eventos, jogos de futebol ou anormalidades no sistema, o acesso de bicicletas pode ser restrito. Assim, sempre se informe com um agente na estação antes de embarcar e siga as orientações passadas.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login