A plataforma MobiliCampus abriu inscrições para cursos gratuitos sobre mobilidade urbana sustentável. Ao todo, são duas turmas por ano, com um número limitado de vagas.
Desde 2019, a plataforma já formou cerca de 4 mil pessoas de 400 municípios diferentes. O objetivo é disseminar os princípios do Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS), oferecendo um percurso de aprendizado sobre o tema.
Assim, a iniciativa visa transformar as cidades em espaços mais democráticos e sustentáveis. A medida é realizada por meio do Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (ITDP).
Segundo o instituto, se o número de inscrições para uma turma ultrapassar o número limite de 300 vagas disponíveis, o ITDP Brasil realizará um processo de seleção. Neste caso, a etapa considera critérios associados ao setor, gênero, raça e região de origem das pessoas inscritas.
De acordo com o ITDP Brasil, esse processo tem como objetivo garantir a diversidade entre estudantes e enriquecer mais as trocas durante a realização dos cursos.
Confira o cronograma da plataforma:
03/07 até 16/07: inscrições abertas no site MobiliCampus;
17/07 até 30/07: envio de e-mail para confirmação de interesse. Em caso de não confirmação, a vaga será cedida a outra pessoa da lista de espera;
31/07 a 31/12: período de aulas.
Para se inscrever, basta clicar aqui. Em seguida, é preciso clicar em “inscreva-se” e preencher um formulário de inscrição.
As pessoas selecionadas irão receber uma mensagem para confirmar a inscrição. É preciso confirmar. Caso contrário, o interessado perde a vaga.
Todos os cursos contam com apresentação de especialistas do ITDP Brasil. Além disso, os alunos recebem certificado ao final do curso.
Neste ano, há uma nova aula que traz para a discussão a importância de construir ruas seguras e inclusivas para pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. Assim, o conteúdo aborda os desafios enfrentados por essas pessoas e como os processos de planejamento urbano invisibilizam esses grupos. A aula integra o curso de Mobilidade a Pé.
Além disso, ao longo da jornada de aprendizado, haverá a oportunidade de tirar dúvidas diretamente com especialistas de cada curso. Os encontros acontecem mensalmente e ao vivo.
Todas as vídeo-aulas e entrevistas possuem legendas, para garantir a acessibilidade dos cursos. Os alunos também podem utilizar um chat privado para conversar com outros estudantes, além de integrar um fórum para tirar dúvidas com a equipe do ITDP.
Além de o curso ser gratuito, os interessados não precisam ter curso superior ou formação acadêmica específica para a realizar os cursos. O único pré-requisito é ter interesse no tema.
Todos os cursos da MobiliCampus (Desenvolvimento Urbano, Mobilidade a Pé, Mobilidade por Bicicleta, Transporte Público e Gestão da Mobilidade) são gratuitos.
Em geral, os cursos possuem módulos temáticos compostos por aulas. As aulas são em formato de vídeo, contando com a exposição dos conteúdos por especialistas do ITDP Brasil.
Cada videoaula tem duração média de 30 minutos e conta com o suporte de slides (em formato PDF). Além disso, todos os cursos contam com midiatecas que oferecem materiais complementares às aulas (vídeos, infográficos e bases de dados).