Em 2023, a cidade de Barcelona, na Espanha, registrou mais de 80% das viagens na região foram realizadas de maneira sustentável. Isso quer dizer que a maior parte das locomoções aconteceram com uso de bicicletas, transporte público ou a pé.
De maneira detalhada, em 2023, foram 42,1% de viagens a pé; 34,2% em transporte público; e mais 3,8% realizadas com veículos de mobilidade pessoal ou bicicletas. Apenas 19,9% utilizaram transporte privado. O levantamento foi apresentado durante a reunião do Acordo de Mobilidade. Os números também estão disponíveis no site de dados abertos do Plano de Mobilidade Urbana (PMU) 2024, no segmento de Mobilidade e Transporte.
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Em relação a 2022, as viagens em transportes públicos aumentaram 18%, atingindo um total de 2.858.636, o maior crescimento dentre os dados avaliados. Ao mesmo tempo, os trajetos a pé também subiram: cerca de 3.512.790 viagens diárias foram realizadas a pé na cidade em 2023. O número representa um aumento de 2% em relação ao ano anterior.
Outro dado curioso, avaliado pela primeira vez em 2023, é a quantidade de espaço público reservado para mobilidade. Do total, 50,5% representa espaço para pedestre; 2,6% para bicicletas; e 3,8% para transporte público. Além disso, 8,8% do total funciona como faixas de serviço, estacionamento e zona de carga/descarga. Os outros 34,3% corresponde à área de circulação geral.
De acordo com o governo da cidade, o PMU funciona como um roteiro, para orientar os esforços da administração na garantia do direito universal à mobilidade na cidade. O principal objetivo do documento é priorizar as formas de transporte saudáveis e sustentáveis, como deslocações a pé, em transportes públicos, em bicicleta ou em veículos não poluentes.
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O plano de 2024, anunciado ainda em 2022, está organizado em cinco áreas principais: mobilidade segura, mobilidade sustentável, mobilidade saudável, mobilidade igualitária e mobilidade inteligente, através de 62 linhas de ação e mais de 300 medidas específicas.
Algumas das medidas, por exemplo, com o foco em bicicletas e mobilidade ativa diz respeito às melhorias em semáforos específicos para ciclistas. Além disso, também pretendem promover a mobilidade compartilhada com visão metropolitana, melhorando a articulação da rede cicloviária da cidade com os percursos intermunicipais.