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CPTM entrega obras de acessibilidade da Estação Utinga, em Santo André

Por: Redação Mobilidade . 01/01/2023
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CPTM entrega obras de acessibilidade da Estação Utinga, em Santo André

Com o fim dos trabalhos, a circulação de trens voltou a ser pela plataforma 1, sentido Jundiaí

2 minutos, 50 segundos de leitura

01/01/2023

Por: Redação Mobilidade

Companhia também entregou novas linhas de bloqueios, incluindo a instalação de um bloqueio acessível em cada acesso à área paga. Foto: Divulgação / CPTM.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) finalizou as obras de acessibilidade da Estação Utinga, em Santo André, no ABC Paulista. Com isso, entregou oficialmente as obras em 16 de dezembro de 2022. O evento contou com a presença do secretário dos Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve, e do presidente da CPTM, Pedro Moro.

Na ocasião, a CPTM entregou novas linhas de bloqueios, incluindo a instalação de um bloqueio acessível em cada acesso à área paga. Além disso, as obras incluíram a readequação de áreas externas para consolidação da acessibilidade.

A companhia também instalou dois elevadores para travessia da passarela existente entre as plataformas. Por fim, fez a regularização e alteamento das plataformas 1 e 2, a construção de rampa no acesso da Av. da Paz e uma nova rampa de interligação entre a passarela interna e o Viaduto Juvenal Fontanella. 

A estação integra a Linha 10-Turquesa, que liga o ABC Paulista à capital. O trajeto passa por Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Mauá, Santo André, São Caetano do Sul e regiões de São Paulo como Tamanduateí, Ipiranga, Mooca, Brás e Luz.

Além da Estação Utinga, estão em andamento intervenções em outras três estações. De acordo com a CPTM, somando as intervenções nas estações, serão investidos quase R$92 milhões.

Em Capuava e Prefeito Saladino, a acessibilidade já foi concluída, mas as obras nas estações permanecem. Já a Estação São Caetano continua em reforma para acessibilidade total.

Alterações na operação

As obras da CPTM resultaram em algumas alterações na operação. Por exemplo, em alguns dias de dezembro, os trens não fizeram parada na Estação Utinga.

Agora, com a conclusão das obras na Estação Utinga, a circulação de trens voltou a ser pela plataforma 1, sentido Jundiaí. Com isso, os passageiros não precisam mais desembarcar na Estação São Caetano e retornar.

Outras obras na Linha 10-Turquesa

Além destas obras de acessibilidade e modernização, a CPTM informou que vai construir uma nova estação em Rio Grande da Serra.

Apesar de a cidade já possuir uma estrutura, a nova estação ferroviária fará integração com o terminal municipal de ônibus. Além disso, terá o projeto executivo doado pela empresa MRS Logística e contará com recursos da CPTM para a construção.

Ao longo dos últimos três anos, a Linha 10-Turquesa recebeu intervenções em diversas áreas. De acordo com a CPTM, o resultado das obras foi uma redução em 13 minutos do tempo de viagem, que passou de 56 minutos, em 2018, para 43 minutos no final de 2021.

Atualmente, a Linha 10-Turquesa faz parte do Serviço 710. Portanto, liga Rio Grande da Serra a Jundiaí sem a necessidade de transferência no Brás.

Além disso, a CPTM informou ainda que já concluiu o projeto de iluminação das 13 estações que atendem a Linha 10-Turquesa. Desta forma, as lâmpadas fluorescentes foram substituídas pela tecnologia LED, de alta eficiência energética.

De acordo com a companhia, o LED é extremamente vantajoso em comparação aos demais tipos de lâmpadas uma vez que é mais econômico, eficiente e tem maior durabilidade. Portanto, a troca visou maior economia e eficiência para a CPTM.

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