10 propostas de André Fernandes (PL) para a mobilidade urbana de Fortaleza (CE)

Fernandes também pretende acabar com a Zona Azul, permitindo estacionamento em vias públicas. Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Há 1 dia atras - Tempo de leitura: 2 minutos, 49 segundos

O segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo, 27. Em Fortaleza, os eleitores voltam às urnas para decidir a eleição entre os candidatos Evandro Leitão (PT) e André Fernandes (PL). Fernandes é deputado federal e antes havia sido eleito como deputado estadual pelo Ceará.

Leia também: 10 propostas de Evandro Leitão (PT) para a mobilidade urbana de Fortaleza (CE)

Em seu plano de governo, o candidato conecta a mobilidade urbana a outros problemas maiores na cidade, como o impacto na economia causado por problemas como a má conservação das avenidas.

Confira as propostas elaboradas por André Fernandes para a mobilidade urbana de Fortaleza:

1 – Revitalização de ruas

O planejamento de governo de Fernandes propõe um programa de pavimentação e manutenção das vias públicas, com prioridade para as áreas mais afetadas.

Um desses programas é o Fortaleza sem Buracos, em que focará na identificação e correção de buracos e falhas no pavimento pela cidade. O mapeamento será realizado com sistemas de monitoramento e tecnologia de georreferenciamento.

2 – Manutenção preventiva e corretiva

O candidato também propõe um programa de manutenção preventiva para garantir que as vias estejam sempre em boas condições. De acordo com o texto, a gestão fará isso com contratos de manutenção contínua com empresas especializadas.

3 – Acessibilidade

O pacote de manutenção das ruas também inclui a adaptação das calçadas e vias para garantir o acesso de pessoas com deficiência. Dentre as instalações mencionadas estão rampas de acesso, pisos táteis e sinalização específica.

4 – Sinalização viária

A gestão de Fernandes pretende investir na modernização da sinalização horizontal e vertical. Com isso, conforme o plano, esperam que todas as vias estejam sinalizadas para a orientação da população.

5 – Semáforos inteligentes

O candidato também propões a instalação de semáforos inteligentes em cruzamentos estratégicos da cidade, para monitorar o fluxo de veículos e ajustar o tempo de sinalização.

6 – Campanhas educativas

Além dos novos semáforos, a gestão pretende promover campanhas educativas para motoristas e pedestres sobre as leis de trânsito e uso correto da sinalização viária.

7 – Extinção da Zona Azul

De acordo com o projeto, um dos principais compromissos de Fernandes é a extinção do sistema de Zona Azul para, segundo o documento, permitir que os cidadãos possam estacionar gratuitamente nas vias públicas.

8 – Política de estacionamento

Em acompanhamento à proposta anterior, o plano de governo explica que haverá uma implementação da Zona Livre, para priorizar a organização e a disponibilidade de vagas em áreas centrais da cidade. Conforme o texto, serão criados estacionamentos públicos e privados em locais estratégicos.

9 – Reforma da mobilidade urbana

De acordo com o plano da gestão, novos corredores de ônibus e ciclovias serão criadas na cidade. Além disso, o candidato promete melhorar a infraestrutura do transporte público, com mais ônibus nas frotas, sistema de bilhetagem eletrônica e novas linhas.

10 – Transporte sustentável

Fernandes promete criar novas ciclovias planejadas em todas as regiões da cidade, interligadas ao sistema de transporte público. Desta forma, segundo o documento, os cidadãos possam se deslocar de maneira mais rápida.