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10 propostas de Evandro Leitão (PT) para a mobilidade urbana de Fortaleza (CE)

Por: Erick Souza . Há 9 dias
Mobilidade para quê?

10 propostas de Evandro Leitão (PT) para a mobilidade urbana de Fortaleza (CE)

Propostas têm como foco segurança viária, acessibilidade na cidade e descentralização de automóveis

3 minutos, 11 segundos de leitura

24/10/2024

propostas de Evandro Leitão (PT) para a mobilidade urbana de Fortaleza (CE)
Leitão também propõe a criação de corredores verdes em regiões de atividades ativas, como caminhadas e ciclismo. Foto: Reprodução/X

O segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo, 27. Em Fortaleza, os eleitores voltam às urnas para decidir a eleição entre os candidatos André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT). Leitão está no terceiro mandato consecutivo como deputado estadual e é, atualmente, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará.

Conforme o plano de governo para a gestão 2025-2028, o candidato tem como prioridade a segurança viária e a acessibilidade na cidade, como a redução do índice de acidentes no trânsito e a ampliação da mobilidade ativa.

Confira as propostas elaboradas por Evandro Leitão para a mobilidade urbana de Fortaleza:

1 – Segurança em motocicletas

De acordo com o plano de governo, o candidato pretende investir na educação dos motociclistas da cidade, especialmente sobre tópicos como direção defensiva, ecodrive e na gestão de carreira. O objetivo é implementar uma política de convivência e segurança dos usuários e profissionais de motocicletas, como os entregadores de aplicativo.

2 – Melhorias no transporte público

Leitão pretende implementar uma série de ações no transporte público, como criar pontos de parada e terminais de transportes públicos mais seguros, acessíveis e acolhedores para usuários. Para isso, o candidato promete integrar sistemas de vigilância, segurança cidadã e iluminação pública na rede de transporte da cidade.

3 – Tecnologia no transporte público

Além das melhorias na segurança, Leitão pretende implementar recursos de acessibilidade universal e sistemas de informação em tempo real no transporte público, como forma de melhorar o serviço.

4 – Caminhabilidade

Para incentivar a mobilidade ativa, Leitão pretende garantir calçadas adequadas, conforme o plano de governo, sem desníveis, com superfícies antitrepidantes e antiderrapantes; além de ampliar a sinalização para pessoas com deficiência.

5 – Corredores verdes

Leitão também promete construir corredores verdes e parques lineares com plantio de árvores em percursos utilizados por ciclistas e pedestres. De acordo com o documento, essa instalação deve impactar no conforto térmico, ampliando também a caminhabilidade da cidade.

O plano explica que essas coberturas verdes estarão nos principais corredores de atividades de transportes públicos que interligam os diversos centros da cidade, a rede de parques e espaços de lazer, assim como as regiões comerciais e de serviços.

6 – Manutenção da malha viária

De acordo com o projeto, o candidato pretende assegurar continuamente a manutenção e a qualidade do pavimento e da iluminação pública. Leitão quer fazer isso implementando políticas e planejamentos de manutenção preditiva, preventiva e corretiva na malha viária da cidade.

7 – Passe livre cultural

Outra proposta apresentada no plano diz respeito à ampliação do passe livre estudantil. Conforme o texto, o candidato pretende expandir o benefício para os finais de semana, além dos dias de aula, como forma de incentivar o acesso à cultura na capital.

8 – Trabalhadores do setor de transportes

Como base de algumas propostas, Leitão pretende investir na formação de profissionais do setor de transportes, incluindo taxistas e motoristas de aplicativo, por exemplo. O foco principal serão em temas como direção defensiva, ecodrive e gestão de carreira, além de melhorias na infraestrutura de apoio.

9 – Asfaltos

Uma das propostas previstas no plano de governo é a redução das áreas impermeabilizadas por asfalto na cidade.

10 – Habitação orientada pelo transporte público

O projeto também prevê mais investimento e prioridade ao desenvolvimento de novas centralidades incluindo, por exemplo, a criação de edifícios habitacionais em corredores de urbanização. Esses corredores deverão ser orientados com base na oferta do transporte público de grande capacidade.

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