Hoje (11 de julho) o Aeroporto de Congonhas ganhou um bolsão exclusivo para o estacionamento de carros de aplicativo. A zona fica na entrada principal do terminal, próximo ao bolsão destinado a táxis, e possui 4.000 metros quadrados, sendo capaz de abrigar 145 veículos. Os motoristas poderão estacionar no local entre as 4h30 e as 23h30.
Leia mais: Aeroporto de Congonhas terá área exclusiva para embarque em carros de aplicativo
De acordo com a Aena, concessionária que administra o aeroporto, “o objetivo do projeto é proporcionar um local adequado para que os profissionais possam aguardar novas corridas com segurança”. A zona de estacionamento também melhora o transito do local, uma vez que “os motoristas não precisarão mais circular pelas vias internas e externas do aeroporto enquanto aguardam uma nova chamada”.
Atualmente, apenas a Uber firmou convênio com a aeroporto. No entanto, a previsão é que motoristas de diversas empresas usem uma fila virtual para organizar o embarque dos clientes em seus automóveis.
Neste mês o Aeroporto de Congonhas teve um aumento de 33% no número de vagas da Zona de Embarque de Aplicativos. Sete vagas de ônibus no piso inferior se tornaram 13 pontos de parada para carros de aplicativo.
Atualmente, o terminal de aviões possui 52 pontos no qual os motoristas de aplicativo podem estacionar. Por fim, “entre as ações previstas, estão a instalação de setores de embarques, com indicações por números e cores, para que os passageiros aguardem no local exato da parada de seus veículos”, afirma a empresa.
A Aena planeja criar em 2025 uma zona de embarque na qual os passageiros possam esperar os carros de aplicativo. De acordo com a empresa, serão 70 vagas na cobertura do atual edifício garagem.
Ao mesmo tempo, “para aumentar o conforto dos passageiros, serão criadas áreas comerciais e lounges de espera”, afirmam em nota.
No segundo semestre deste ano a concessionária planeja começar a construção de dois novos viadutos que vão permitir a entrada e saída de carros de aplicativo ao Aeroporto de Congonhas.