Após concluir as obras de restauração da pista, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, na capital gaúcha, voltou a operar integralmente. Além dos voos domésticos, que retornaram no dia 16 de dezembro, nesta quinta-feira, 19, o aeroporto realizou o primeiro voo internacional desde a suspensão das atividades. Entre abril e maio deste ano, o Rio Grande do Sul foi atingido por fortes chuvas que causaram alagamentos e enchentes em grande parte da região, causando a interrupção de algumas atividades, como a do aeroporto de Porto Alegre.
Leia também: Aeroporto de Porto Alegre retoma operação do terminal de cargas
O primeiro voo internacional, proveniente da Cidade do Panamá, chegou a Porto Alegre na madrugada do dia 19 de dezembro, à 00h20. De acordo com a Fraport Brasil, empresa que gerencia o serviço, serão quatro frequências semanais operadas a partir desta quinta. A previsão da empresa é de retomar voos diretos de Porto Alegre para outros países a partir do dia 2 de janeiro de 2025. Os destinos incluem Lima, no Peru, e Santiago, no Chile.
A Aerolíneas Argentinas e a Sky Airlines pretendem retomar em março e junho, respectivamente. Conforme anúncio da Fraport, a portuguesa TAP também já confirmou o retorno da rota da capital gaúcha para Lisboa, mas ainda sem previsão de data.
A abertura também marcou a entrega da pista de pouso e decolagem de 3.200 metros do terminal aeroportuário, que estava interditada devido aos eventos climáticos. Com a entrega, o aeroporto também inaugurou novos destinos nacionais. A partir de agora, voos para Recife (PE) e Salvador (BA) estão em plena operação.