A partir da segunda-feira, 15, bilheterias de 16 estações do sistema metroviário de São Paulo funcionarão com horário reduzido. Agora, os guichês abrirão às 6h e encerrarão as atividades às 22h. De acordo com o Metrô, as estações afetadas recebem um menor fluxo de pessoas.
Apesar dessa informação, a Estação do Brás, uma das afetadas pela mudança de horário, atende às linhas 7–Rubi, 10–Turquesa, 11–Coral e 12–Safira da CPTM, e a 3–Vermelha do Metrô. Em outubro do ano passado, o total de passageiros embarcados na estação apenas pelas linhas da CPTM foi de 3.536.092.
Ainda com base no sumário de dados da companhia, a Estação da Luz, que atende as linhas 7-Rubi, 11-Coral, 13-Jade da CPTM e realiza conexões com a linha 1-Azul e 4-Amarela do metrô, teve um fluxo de 3.095.485 no mesmo período.
1-Azul: Tiradentes, Carandiru, Vila Mariana e Santa Cruz;
2-Verde: Sumaré, Chácara Klabin, Alto do Ipiranga e Clínicas;
3-Vermelha: Marechal Deodoro, Santa Cecília, Pedro II e Brás;
15-Prata: Oratório, São Lucas, Camilo Haddad e Fazenda da Juta.
Ao longo dos primeiros dias da mudança, a companhia deve acionar funcionários para orientar os passageiros sobre a compra do bilhete em vias paralelas, como as máquinas de auto atendimento e Whatsapp, por exemplo.
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De acordo com a empresa, atualmente, a maior parte dos acessos à rede metroviária se dá por cartões de transporte (Vale Transporte, Bilhete Único, Bilhete TOP), além da possibilidade de compra nas máquinas de autoatendimento, por celular ou rede credenciada.
Para acessar a plataforma de compra via celular, o usuário precisa enviar um oi no WhatsApp do número (11) 3888-2200. Em seguida, deve seguir os passos indicados na mensagem para prosseguir a compra. A mensagem deve indicar que o comprador digite 1 – Compra. Depois, selecionar a opção bilhete Digital TOP.
O próximo passo é informar nome completo, e-mail e CPF. Em seguida, basta escolher a quantidade de bilhetes que deseja comprar e clicar em Enviar. Nesta modalidade, é permitido a compra de até 5 bilhetes por transação.
A plataforma de pagamento TOP (Android, iOS), da Autopass, fechou 2022 com uma média mensal de 304 mil bilhetes em QR Code vendidos em sua versão para WhatsApp. Segundo a empresa, a venda de passagens teve um aumento de 304%, passando de 110 mil bilhetes em janeiro para 446 mil em dezembro de 2022.