Mobilidade ativa economizou 20 mil toneladas de gás carbônico no Brasil em 2023, segundo plataforma

São Paulo concentrou a maior parte das atividades ativas na plataforma, com mais de 5 milhões de quilos de carbono economizados. Foto: Adobe Stock

26/04/2024 - Tempo de leitura: 1 minuto, 26 segundos

Em 2023, brasileiros economizaram cerca de 20 mil toneladas de gás carbônico em deslocamentos pelas cidades. Levantamento da Strava, plataforma para pessoas ativas, considerou trajetos realizados sem veículos movidos à combustível ao longo de todo o ano.

Leia também: Reino Unido registra recorde de passeios com bicicletas compartilhadas em 2023

Ao todo, a quantidade total de CO2 economizada no deslocamento diário de maneira ativa no País foi de 20.111.055 toneladas de gás carbônico. Segundo dados coletados, a cidade com maior quantidade de carbono economizada é São Paulo, com 5.807.781 quilos no total. Logo em seguida está Curitiba, com 1.008.599 quilos de carbono não emitidos. Em terceiro lugar, está a capital federal, Brasília, que registrou com 454.918 quilos economizados no ano.

De acordo com a empresa, o cálculo de economia de carbono está disponível apenas para os trajetos de deslocamento entre casa e trabalho em meios de mobilidade ativa. Os números consideram viagens realizadas de bicicleta, bicicleta elétrica, caminhada, corrida, e outras modalidades semelhantes.

“A ferramenta de economia de carbono do Strava ajuda a mostrar à nossa comunidade global o impacto real de suas atividades quando é marcada cada viagem como um deslocamento diário” afirma Tom Knights, líder do Strava Metro. A função de cálculo de emissão de carbono está disponível desde agosto de 2023.

A plataforma está presente em todas as 27 capitais do Brasil e outras cidades, com maior concentração em São Paulo. Além das atividades de deslocamento, o aplicativo também permite registrar esportes aquáticos, de inverno, e esportes de quadra, por exemplo. O aplicativo ainda tem membros ativos em mais de 190 países, com 40 milhões de atividades carregadas por semana.