Com 12 anos de atraso, Contorno Viário de Florianópolis é inaugurado com presença do presidente Lula

A expectativa é de que a nova rota reduza pela metade o tempo de locomoção na região; a média de tempo deve chegar a 40 minutos. Foto: Divulgação/Arteris

09/08/2024 - Tempo de leitura: 3 minutos, 40 segundos

A inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis aconteceu nesta sexta-feira, 9. A obra, que deveria ter sido entregue em 2012, pretende desafogar a demanda da BR-101 com uma rota alternativa. O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) também esteve presente durante o evento, ao lado do ministro dos Transportes, Renan Filho.

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No palanque, o presidente enfatizou o atraso da entrega e a velocidade em que, na sua gestão, a obra ficou concluída. “Em apenas 18 meses [de mandato] fizemos quase metade dessa obra aqui”, afirmou. Em sua primeira viagem à Santa Catarina desde o início do terceiro mandato, o presidente também criticou a ausência do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL).

“Ele perdeu a oportunidade de participar da [inauguração da] obra mais importante do Estado de Santa Catarina”, falou. Jorginho está no Espírito Santo, em evento para governadores. A vice-governadora Marilisa Boehm participou do evento em seu lugar.

A operação da via começa oficialmente no sábado, 10, às 15h. De acordo com representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), esse intervalo entre a inauguração e o início das atividades acontece apenas para retirar a estrutura montada para o evento de inauguração.

Com a nova rota, a expectativa é de que o tempo de locomoção caia pela metade. Até o momento, pela BR-101, motoristas levam cerca de 1h20 para cruzar a via. Durante a tarde, Lula ainda esteve presente durante a inauguração da Fragata Tamandaré, em Itajaí, a cerca de 102 km da capital catarinense.

Contorno Viário

De acordo com o governo federal, a obra também é a maior em infraestrutura terrestre da América Latina. O trecho passará a atender os cerca de 18 mil caminhoneiros por dia que já realizam a rota, reduzindo o percurso pela metade do tempo.

A obra recebeu cerca de R$ 3,9 bilhões em investimentos. De acordo com a concessionária Arteris, o corredor também pode beneficiar mais de 1,1 milhão de pessoas com a redução de tempo em seus trajetos diários na região. A empresa foi responsável pela construção e também será a gerenciadora da operação por meio da concessionária Arteris Litoral Sul.

Mapa do Contorno Viário na Grande Florianópolis. Foto: Reprodução/Arteris

Ao longo dos 50 quilômetros de pista dupla, foram construídos seis acessos por trevos no novo Contorno Viário da Grande Florianópolis. A rota irá desviar o tráfego de longa distância da região metropolitana da capital catarinense, cruzando as cidades de Biguaçu, São José e Palhoça.

A rodovia ainda possui quatro túneis duplos, 21 passagens em desnível e sete pontes duplas. A obra ainda deve impactar mais sete cidades da região da Grande Florianópolis. Com velocidade média de 100 km/h, o trajeto é plano e de curvas suaves. Com isso, a Arteris, responsável pela construção, espera evitar a necessidade de redução de velocidade na via.

Obras no contorno

Para os próximos meses, o Contorno Viário de Florianópolis deverá receber 88 faixas de controle de velocidade, espalhadas ao longo do trecho. De acordo com Cesar Sass, diretor de operações Sul da Arteris, esse equipamento garantirá ao usuário uma velocidade adequada e compatível com a região. “Queremos que esse contorno seja um alívio em termos de tempo, mas muito mais que isso, [seja também] uma redução no número de acidentes na BR-101”, explica.

Além da obra do Contorno Viário, a Arteris ainda deve investir em demais ações pelo Estado de Santa Catarina. “O que sabemos é que, virada essa página do contorno, temos uma BR-101 para se debruçar e analisar porque, realmente, precisa de obra de ampliação de capacidade”, explica Sass.

De acordo com Roger Pegas, superintendente de Infraestrutura Rodoviária da ANTT, nos próximos meses a rodovia ainda deve receber obras complementares. Questões como iluminação, construção de posto da Polícia Federal e instalação de novos controladores de velocidade, por exemplo. “Tudo isso acontece agora, nessa fase de comissionamento”, explica. A operação da via continuará normal durante as obras.