Novo Contorno Sul na Tamoios. Saiba como a nova via ajudará quem se dirige ao Litoral Norte de SP | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Novo Contorno Sul na Tamoios. Saiba como a nova via ajudará quem se dirige ao Litoral Norte de SP

Por: Fellipe Gualberto, especial para o Mobilidade . Há 5 dias
Mobilidade para quê?

Novo Contorno Sul na Tamoios. Saiba como a nova via ajudará quem se dirige ao Litoral Norte de SP

Obras estão em fase final; confira os detalhes sobre a rodovia e descubra a data de inauguração

2 minutos, 2 segundos de leitura

09/07/2024

Por: Fellipe Gualberto, especial para o Mobilidade

Novo contorno terá 33,9 quilômetros e vai beneficiar 249 mil habitantes das cidades da região. Foto: Divulgação/Concessionária Tamoios

O Contorno Sul da Rodovia Tamoios está 96,9% pronto, a inauguração deve ocorrer em 17 novembro de 2024, de acordo com a concessionária responsável. A previsão é que a nova via melhore a infraestrutura para os motoristas que se dirigem a algumas cidades do Litoral Norte, como São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba.

A construção do Contorno Sul foi assumida pela concessionária Tamoios em setembro de 2021. Segundo o boletim de obras do governo estadual: “O investimento é de aproximadamente R$ 1,5 bilhão e irá melhorar a infraestrutura e a mobilidade para o Litoral Norte”.

Saiba mais: Pedágio em SP ficou mais caro: novas tarifas começam a valer nesta segunda-feira (1/7)

Contorno Sul da Tamoios

Atualmente a concessionária responsável trabalha em diversas frentes para concluir as obras no Contorno Sul. De acordo com nota divulgada pela empresa, estão em andamento “pavimentação, construção de Obras de Arte Especiais (OAE), drenagem, revestimento vegetal e sinalização, além, é claro, de toda a implementação dos Sistemas Eletromecânicos e de Automação”.

O novo contorno terá 33,9 quilômetros de extensão e irá reduzir o trânsito da região e proporcionar mais segurança para os motoristas. Após a inauguração, não será mais necessário passar por dentro da cidade de Caraguatatuba para se dirigir com sentido a Ubatuba.

Além de permitir viagens mais seguras e rápidas, a estimativa é que a nova via beneficie 249 mil habitantes locais. O governo do Estado prevê que nos municípios de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela haverá criação de novos postos de trabalho e aumento do turismo após a entrega da via.

Ao mesmo tempo, “com a conclusão das obras, será possível agilizar o escoamento dos polos de agronegócios, produção siderúrgicas, máquinas e equipamentos para o Porto de São Sebastião, já que caminhões e carretas farão o acesso sem a necessidade de adentrarem no viário municipal”, afirma em nota o governo estadual.

Contorno Norte

O Contorno Norte da Tamoios foi entregue parcialmente em dezembro de 2023. Com cerca de 8 km de novas pistas a via liga Caraguatatuba à praia de Massaguaçu, facilitando o acesso dos motoristas à cidade de Ubatuba.

Por fim, o trajeto antigo, de 11 km, tem 49 faixas de pedestre ao longo do caminho. No novo Contorno Norte o motorista tem pista livre durante todo o trajeto.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login