Conheça a Linha 19-Celeste do metrô, que vai ligar São Paulo a Guarulhos

A futura via pode diminuir pela metade o tempo que os passageiros levam para chegar à capital. Foto: Adobe Stock.

Há 3h - Tempo de leitura: 1 minuto, 42 segundos

A Linha 19-Celeste é um dos possíveis futuros ramais do Metrô de São Paulo. A via é um projeto que prevê expansão da rede metroferroviária para fora do município de São Paulo, contemplando cidades vizinhas e facilitando o tráfego de passageiros para a capital.

De acordo com a Secretaria de Parceria de Investimentos (SPI) do Governo de São Paulo, “o projeto da Linha 19 prevê a ligação da Linha 3-Vermelha à cidade de Guarulhos e terá 15,8 km de extensão e 15 estações”.

Leia também: Conheça a Linha 20-Rosa do metrô, que vai ligar São Paulo a Santo André

Como será a Linha 19-Celeste?

Futura linha do metrô segue ao norte, rumo à Guarulhos, e faz conexão com a Linha 1-Azul no mapa. Foto: Divulgação/Secretaria de Parceria de Investimentos

A Linha 19-Celeste deve iniciar seu trajeto na Estação Anhangabaú, da Linha 3-Vermelha. Em seguida, o ramal seguirá rumo ao norte, fazendo conexão com a Estação São Bento, da Linha 1-Azul. Por fim, a via também deve permitir baldeação com futuras estações das Linhas 10-Turquesa e 11-Coral da CPTM.

De acordo com a Prefeitura de Guarulhos, a demanda estimada é de 684 mil passageiros por dia. O município deve ganhar cinco estações de Metrô: Itapegica, Dutra, Vila Augusta, Guarulhos e Bosque Maia. O trajeto entre a cidade e o centro de São Paulo, atualmente, demora uma hora e meia de ônibus, com o metrô, o tempo deve diminuir para 30 minutos.

Como está o andamento?

O Metrô de São Paulo, em setembro de 2024, abriu licitação para contratar uma empresa que fará o cadastro e análise dos imóveis que devem ser desapropriados na região. Em seguida, a retirada dos moradores deve acontecer em 2025.

Segundo a Prefeitura de Guarulhos, a previsão é de que a linha seja finalizada até o ano de 2030. No entanto, como é recorrente em projetos de ramais de trem e metrô, o prazo pode ser alargado devido a imprevisto.