A partir de 15 de dezembro, a Linha 11-Coral da CPTM entrará em um período de testes operacionais para fazer um novo trajeto. Aos domingos, entre 10h e 15h, o ramal ganhará mais um ponto de parada, na Estação Palmeiras-Barra Funda. Normalmente, essa linha circula entre as estações Estudantes, em Mogi das Cruzes, e Luz, no centro da capital paulista.
Os testes durarão nove meses e acontecerão apenas aos domingos, para não prejudicar o trajeto diário dos passageiros. De acordo com a CPTM, o objetivo é criar uma nova ligação com a Estação Palmeiras-Barra Funda.
Assim, durante o período de testes, a empresa irá checar “itens fundamentais para o conforto e a segurança dos passageiros como rede aérea, sinalização, via permanente e plataformas”, afirma a empresa, em nota.
Leia também: Um trem da CPTM pode andar pelo trilho do Metrô? Conheça as diferenças dos modais
Com a mudança, a Estação Palmeiras-Barra Funda atenderá às linhas 3-Vermelha, do Metrô, 7-Rubi, 8-Diamante e 11-Coral de trens. Ao mesmo tempo, o local também recebe um terminal de ônibus urbanos, uma rodoviária e o Expresso Aeroporto, trem que leva os passageiros até o Aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana.
A Barra Funda também se tornará o ponto final da Linha 7-Rubi após a concessão do ramal. O prazo para a mudança é 28 de junho de 2024. O ramal, que liga Jundiaí, no interior de São Paulo, até a Luz, perderá seu último ponto de parada e se encerrará em Palmeiras-Barra Funda. Sendo assim, os passageiros que quiserem continuar o trajeto deverão migrar para a Linha 11-Coral, que começará a atender o local.
De acordo com dados da CPTM, a Estação Palmeiras-Barra Funda recebe 2 milhões de embarques mensais. Essa é a estação mais movimentada da Linha 7-Rubi, ultrapassando até mesmo a Luz, que recebe 1.3 milhão de pessoas. Os dados são de outubro de 2024, os mais recentes divulgados pela companhia.
A Linha 11-Coral é a mais movimentada da CPTM, com 13.1 milhões de embarques mensais. Em 3 de dezembro, o governo de São Paulo publicou um edital para que a linha e os ramais 12-Safira e 13-Jade da CPTM sejam concedidos à iniciativa privada pelo período de 25 anos.
O leilão deve acontecer em 28 de março de 2025. A empresa ganhadora poderá administrar as linhas com a condição de que faça a manutenção dos serviços, amplie os ramais em 22.6 km e crie oito novas estações, somando as três linhas.
Por fim, na Linha 11-Coral, novas estações devem ser inauguradas no Bom Retiro (entre Barra Funda e Luz), Lajeado (entre Guianeses e Antônio Gianetti Neto) e César de Souza (após o ponto final em Mogi das Cruzes), o ramal pode ganhar mais 4 km.
Leia também: Acessibilidade no Metrô de São Paulo, confira as adaptações para pessoas com deficiência no modal